Premiação

Pulitzer vai para The Guardian e Washington Post por revelações sobre espionagem dos EUA

NE10
NE10
Publicado em 14/04/2014 às 16:56
Leitura:

Os jornais The Guardian e Washington Post receberam nesta segunda-feira (14) o Prêmio Pulitzer de jornalismo por suas revelações sobre o programa de espionagem dos Estados Unidos, feitas a partir de documentos fornecidos por Edward Snowden.

O prêmio é um dos mais importantes do mundo na profissão e os jornais ganharam na categoria "serviço público" por suas publicações sobre o programa de vigilância da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana, para quem Edward Snowden trabalhava.

A decisão do júri sobre este tema era muito esperada. Optou-se por premiar a versão americana do jornal britânico The Guardian e o americano Washington Post, em vez dos repórteres autores dos artigos.

A categoria em questão reconhece "um exemplo de serviço público meritório por um jornal ou site de informações", de acordo com as regras do concurso.

As revelações sobre o programa de vigilância da NSA causaram grande mal estar no governo dos Estados Unidos e em seus aliados, depois que vieram à tona informações indicando que Washington havia espionado conversas de alguns líderes mundiais.

Mais lidas