réu

Acusado de canibalismo confessa crime e, pela primeira vez, se diz arrependido

Inês Calado
Inês Calado
Publicado em 13/11/2014 às 15:00
Leitura:

"Foi um erro muito grave, monstruoso. Me arrependo muito", disse Jorge / Fotos: Luiz Pessoa/NE10

"Foi um erro muito grave, monstruoso. Me arrependo muito", disse Jorge Fotos: Luiz Pessoa/NE10

O réu Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, 52 anos, primeiro acusado a prestar depoimento no julgamento dos canibais, confessou o crime e, pela primeira vez, se disse arrependido do assassinato de Jéssica Camila da Silva Pereira, 17, que aconteceu em 2008. O júri acontece no Fórum de Olinda, na Grande Recife, onde também estão sendo julgados pelo mesmo crime Isabel Cristina Torreão Pires, 53, e Bruna Cristina Oliveira da Silva, 28. Além de matar e esquartejar, eles são acusados de comer a carne da vítima. "Foi um erro muito grave, monstruoso. Me arrependo muito", disse Jorge. Diante do júri, ele ainda confessou o ato de canibalismo, mas afirmou que nunca vendeu salgados como coxinha ou empada com carne das vítimas, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, para onde o trio se mudou após o assassinato. 

Sempre de cabeça firme e bastante lúcido, o réu disse ainda que foi um momento de extrema fraqueza e brutalidade. Questionado pela magistrada se houve apenas três homicídios, Jorge afirmou que sim. A resposta causou indignação na plateia. O salão do júri estava lotado. 

O delegado Paulo Berenguer, que conduziu o inquérito, afirmou mais cedo, em seu depoimento, que o trio planejava mais assassinatos, informação confirmada por Jorge durante o interrogatório. Considerando as mortes "missões" da seita O cartel, criada pelo trio, precisaria de quatro assassinados - vistos por eles como rituais de purificação - para ser conduzido ao "céu" após a própria morte. Segundo o acusado, a quarta vítima já havia sido selecionada em Garanhuns, poucos dias antes da prisão do trio, em abril de 2012. "Esta seita, na realidade, foi algo criado por mim, Bel (Isabel) e Bruna. Há muito tempo eu tinha falado isso com uns amigos para ajudar as pessoas, mas ficou só na vontade. Foi quando eu decidir fazer este trabalho só com as duas", revelou. 

A juíza perguntou se Jorge tinha algo a acrescentar em seu depoimento e ele apenas pediu para fazer uma oração. Com o consentimento, o réu fechou os olhos e agradeceu a Deus a oportunidade de estar falando sobre o crime, além de pedir consolo e força para os familiares da vítima e as outras acusadas.

O réu não demonstrou nervosismo diante das perguntas

O réu não demonstrou nervosismo diante das perguntas

#JÚRIDOSCANIBAIS
» Entenda o caso
» Acompanhe o julgamento em tempo real

Quando começou a interrogar Jorge Beltrão, a promotora Eliane Gaia, muito incisiva em suas colocações, questionou: "O senhor lembrou de fazer esta oração agora, mas também lembrou de fazer enquanto matava as vítimas?". Seguindo o seu discurso de mostrar o arrependimento, o acusado respondeu: "Não. Naquela época, eu estava errado."

Depois, no momento em que descrevia o ritual da morte de Jéssica, relembrou as suas últimas palavras: "Segundo a seita, se a pessoa se arrepender dos pecados, vai ser aceita (no céu). Perguntei a ela: Você vai se arrepender de todos os seus pecados. Ela disse que sim." Jorge afirmou que, se não tivesse mostrado arrependimento, Jéssica não teria sido morta.

A principal condução dos questionamentos de Eliane foi o ato de canibalismo. "O senhor comeu ou não a carne da vítima?". Jorge se recusou a responder. A promotora insistiu: "Comeu ou não comeu?". O réu respondeu que sim. A promotora trouxe ao discurso a religião do acusado, criador da seita O Cartel, que visaria à purificação do mundo. "Então Deus deve estar bastante chateado com o senhor". "Eu concordo com a senhora", falou.

Questionado se chegou a vender salgados feitos com carne humana, Jorge negou. Em seu depoimento ao delegado Wesley Fernandes, de Garanhuns, Isabel Pires afirmou que as coxinhas e empadas eram, sim, produzidas com a carne das vítimas. O réu explicou que ela teria confessado na delegacia porque teve medo de ser agredida. "O comércio é proibido em coisas sagradas", disse o acusado, usando as teorias da seita O Cartel.

Jorge Beltrão confessou ainda que a filha de Jéssica, que ficou com o trio após o crime, assistiu ao assassinato da própria mãe, nos braços de Isabel.

A promotora perguntou ainda: "Em seu livro, o senhor disse que se completasse quatro missões iria para o céu. Mas só completou três. E agora?!". Pela primeira vez, Jorge ficou calado por alguns segundos, e respondeu: "Eu já disse que estou arrependido." 

DEFESAApós responder as perguntas da juíza Maria Segunda Gomes de Lima e da promotora Eliane Gaia, Jorge foi indagado pelos advogados. A defensora pública Tereza Joacy, que o representa, tentou frisar a doença mental que se afirma portador - embora o laudo psiquiátrico mostre o contrário. A defesa de Bruna e de Isabel buscou eximi-las, mesmo que pouco, da culpa. Bem treinado, Jorge não caiu nos questionamentos.

À defesa de Bruna, Jorge admitiu ter escrito cartas pedindo que ela assumisse todo o crime. O acusado alegou que pensava que, saindo, poderia visitá-la semanalmente na prisão - a Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste - e tentar tirá-la de lá.

O acusado tentou, ao responder as perguntas, ressaltar os distúrbios mentais que diz sofrer e a igual participação de todos os réus no crime. "Ele (o médico Lamartine Hollanda, perito que elaborou o laudo de sanidade mental que os coloca como imputáveis) me viu, perguntou se eu era Jorge Beltrão e deu explicação que esquizofrenia paranoide não existe. Foi diferente de todos os psiquiatras que me atenderam", afirmou. 

Ao final do interrogatório, Jorge deixou o Salão do Júri do Fórum de Olinda a pedido da defesa e da acusação, sob o argumento de que a fala das duas outras acusadas poderia ser influenciada pela presença dele. "Me colocaram como líder, por ser homem, por ter duas mulheres", disse o réu, anteriormente. Ao todo, as perguntas e respostas com o acusado duraram uma hora e 46 minutos.

Luiz Pessoa/ NE10
Jorge Beltrão Negromonte é um dos acusados - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
População acompanha chegada de acusados - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Juíza Maria Segunda está à frente do caso - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Paulo Sales, advogado de Isabel Cristina, uma das acusadas - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Promotora Eliane Gaia participa do julgamento - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Jorge Beltrão Negromonte é um dos acusados - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Tereza Joacy (de cabelo curto), defensora pública de Jorge Beltrão - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Isabel Cristina é esposa de Jorge Beltrão e também acusada - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Bruna Cristina Oliveira da Silva completa o trio de acusados de canibalismo - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Júri popular acontece no Fórum de Olinda - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Jorge Beltrão Negromonte é um dos acusados - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Isabel Cristina é esposa de Jorge Beltrão e também acusada - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Bruna Cristina Oliveira da Silva completa o trio de acusados de canibalismo - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Trio é acusado de matar, esquartejar e comer a carne do corpo de Jéssica Camila da Silveira Pereira, em maio de 2008. - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Delegado que conduziu o inquérito Paulo Berenguer - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Psiquiatra forense Lamartine Holanda descartou distúrbio mental nos acusados - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Os acusados confessaram os crimes durante as investigações da Polícia - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Canibais são acusados de mais dois assassinatos em Garanhuns - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Após o assassinato de Jéssica, Bruna assumiu a identidade dela - Luiz Pessoa/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
O trio passou a criar a filha da vítima - Luiz Pessoa/ NE10

Mais lidas