Campanha

Abraciclo lança campanha "Se liga, fera", para alertar motociclistas sobre segurança

Mayra
Mayra
Publicado em 26/09/2016 às 13:10
Leitura:

O lançamento aconteceu na manhã desta segunda, no Palácio do Campo das Princesas / Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

O lançamento aconteceu na manhã desta segunda, no Palácio do Campo das Princesas Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

Das 36.527 vítimas de acidentes de transportes terrestres ocorridos em 2015 em Pernambuco, 27.636 envolviam motociclistas. Para ajudar a reduzir os números, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) lançou, na manhã desta segunda-feira (26), no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, área Central do Recife, a campanha "Se liga, fera". A ação tem como objetivo conscientizar e orientar condutores sobre pilotagem segura e respeito às normas de trânsito.

Com apoio do Governo do Estado, a ação se inicia hoje, segue até novembro e pretende atingir 1,2 milhão de pessoas, através de três frentes: mensagens nas redes sociais e meios de comunicação com alertas e dicas sobre comportamento correto no trânsito; MotoCheckUp, avaliando mais de 20 itens de segurança das motocicletas, com o apoio de redes de concessionárias de motos associadas à Abraciclo, além de palestras de especialistas em escolas do ensino médio do Recife e seis cidades do interior de Pernambuco. O público-alvo são jovens de 15 a 18 anos, mostrando como conduzir de forma segura motos e bikes.

Para o Secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, acidente de moto é um dos maiores problemas de saúde pública do País. "O gasto anual da SES por causa dos acidentes é de, aproximadamente, R$ 600 milhões. Isto tem impacto na ocupação dos leitos de UTI e emergência e ainda envolve pacientes mais jovens", declarou Iran.

De acordo com Marco Fermanian, presidente da Abraciclo, o check up das motos irá acontecer em alguns pontos e é gratuita. "Ela visa capturar o usuário que está transitando nas ruas. Com este check up em mãos, o motociclista poderá levá-lo para a concessionária de sua motocicleta. A experiência que tivemos com esta ação anteriormente é de que as motos em geral têm um desgaste excessivo do freio, item importante de segurança", comentou Marco. Para ele, o "Se liga, fera" irá ajudar a tornar o trânsito mais amigável.

Mais lidas