Protesto

Taxistas protestam contra Uber nesta segunda

Inês Calado
Inês Calado
Publicado em 21/08/2016 às 20:03
Leitura:

Grupo se reunirá na Avenida Mascarenhas de Morais / Foto:Michelle Souza/Acervo JC Imagem

Grupo se reunirá na Avenida Mascarenhas de Morais Foto:Michelle Souza/Acervo JC Imagem

A Associação dos Profissionais de Táxi do Recife realizará, a partir das 6h da manhã desta segunda-feira (22), um protesto contra o serviço Uber. A concentração será na Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Diretor do Sindicato dos Taxistas (Sindtaxipe), Flávio Fortunato informou que a entidade não participa da ação.

O Uber começou a funcionar na capital pernambucana em março deste ano. Desde então, diversas manifestações estão sendo realizadas pelos taxistas, que julgam irregular este tipo de transporte. Cenas de violência entre motoristas de táxi e Uber também são recorrentes.

Uma manifestação realizada por centenas de taxistas contra o aplicativo Uber complicou bastante o trânsito no Centro do Recife, no dia 13 de julho.

Em maio, integrantes da Frente Táxi Recife realizaram uma carreta, contra o uso do aplicativo, pelas ruas das zonas Norte e Sul, em marcha lenta, em direção à Câmara Municipal do Recife, onde iria acontecer uma audiência publica para discutir a operação do Uber no Recife. Em março deste ano, ocorreu outra manifestação pelo mesmo motivo. Os motoristas de táxi saíram em carreata da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em direção à Prefeitura do Recife. 

A Lei Municipal 18.176/2015, que regulariza os softwares destinados à oferta de serviços individuais de transporte remunerado de passageiros no Recife, não trata de aplicativos semelhantes ao Uber. Por enquanto, tem se aplicado a Lei Federal 12.468/2011, que determina que “é atividade exclusiva dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros”.

LEIA MAIS
» Fim de semana de confusão entre motoristas do Uber e taxistas no Recife
» Taxistas e motoristas da Uber se envolvem em nova confusão
» Confundido com motorista do Uber, estudante é agredido por taxistas no Recife

Mais lidas