Passageiros do Medo

Policia reconhece que números de assaltos a ônibus são alarmantes

Mayra
Mayra
Publicado em 05/08/2016 às 14:08
Leitura:

O Major Júlio Aragão conversou com as repórteres do JC Trânsito sobre os assaltos aos ônibus / Foto: Romeu Coutinho/SJCC

O Major Júlio Aragão conversou com as repórteres do JC Trânsito sobre os assaltos aos ônibus Foto: Romeu Coutinho/SJCC

"Seja um dado da SDS (Secretaria da Defesa Social) ou do Sindicato (dos Rodoviários), não importa. Os dois são alarmantes e a gente reconhece o desafio". Foi assim que o major Júlio Aragão, assessor de comunicação da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), iniciou um bate-papo com as repórteres do JC Trânsito, na manhã desta sexta-feira (5), sobre o aumento no número de assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR), no primeiro semestre de 2016.

O major apresentou dicas de segurança aos usuários, e, entre elas, ele reforçou a importância do registro de Boletim de Ocorrência (B.O) após a investida dos bandidos. "Às vezes nós temos uma certa dificuldade, devido à falta do registro de B.O. Ele é importante porque as polícias passam a ter características do assaltante, horário e local onde tudo aconteceu. Desta forma, a gente passa a fazer um trabalho mais qualificado e uma repressão máxima naquele local. Se você não quiser ir na delegacia, você pode fazer via internet", explicou. 

O principal ponto apresentado pelo PM foi a prevenção. "Antes de sair de casa, previna-se. Evite pegar rotas que apresentam incidência criminal. É importante que o cidadão tenha esse tipo de conduta, que se faça perguntas como: "para onde eu vou", "com quem eu vou", declarou. Outras dicas foram repassadas, entre elas: jamais reagir, não deixar os bens expostos e procurar paradas mais iluminadas. Você pode conferir o vídeo completo no link abaixo.

MAIS SOBRE A SÉRIE: "PASSAGEIROS DO MEDO"

O JC Trânsito iniciou na última terça-feira (2), uma série de reportagens sobre assaltos a ônibus que aconteceram na RMR, de janeiro a junho de 2016. Intitulada como "Passageiros do Medo", as matérias abordaram os números de assaltos apresentados pela SDS e pelo Sindicato dos rodoviários; Os problemas enfrentados por profissionais e passageiros que sofreram algum tipo de violência dentro dos coletivos; As questões de vulnerabilidade e impunidade, além das possíveis soluções apresentadas pelos órgãos do Estado para diminuir a incidência de violencia e por último, dicas de segurança aos usuários. 

 

As quatro matérias foram postadas no canal do JC Trânsito no portal NE10 e no site do Jornal do Commercio e foram produzidas pelas repórteres Mayra Cavalcanti e Larissa Alves

Mais lidas