Manifestação

Após quatro horas de protesto contra o Uber no Centro, taxistas seguem para o Aeroporto

Mayra
Mayra
Publicado em 13/07/2016 às 14:50
Leitura:

Os taxistas chegaram a bloquear os dois sentidos do Cais do Apolo, em frente à Prefeitura do Recife / Foto: Monitoramento CTTU

Os taxistas chegaram a bloquear os dois sentidos do Cais do Apolo, em frente à Prefeitura do Recife Foto: Monitoramento CTTU

Durante toda a manhã desta quarta-feira (13), o trânsito ficou complicado no Centro do Recife devido ao protesto de taxistas contra o aplicativo Uber. No início da tarde, a categoria chegou a bloquear o trânsito nos dois sentidos do Cais do Apolo, em frente à Prefeitura do Recife. No momento, os taxistas seguem pela Avenida Mascarenhas de Morais, em direção ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, que fica no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife.

No início da tarde, o presidente do Sindicato dos Taxistas, Everaldo Menezes, havia garantido que, até a próxima quarta-feira (20), outras manifestações como a de hoje não aconteceriam. No entanto, alguns taxistas seguiram com o protesto. Uma nova reunião com membros do Sindicato dos Taxistas e do Governo do Estado está marcada para a próxima quarta-feira (20).

Na manhã de hoje, a movimentação da categoria começou por volta das 07h30, na Rua Frei Cassimiro, em frente à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Às 9h, os cerca de 500 taxistas saíram em carreata pela Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, com destino ao Ministério Público de Pernambuco. 

Taxistas protestam no Recife contra o uso do aplicativo Uber -
Taxistas protestam no Recife contra o uso do aplicativo Uber -
Taxistas protestam no Recife contra o uso do aplicativo Uber -
Alexandre Gondim/JC Imagem
Taxistas protestam no Recife contra o uso do aplicativo Uber - Alexandre Gondim/JC Imagem
Mateus Araújo/JC
Taxistas protestam no Recife contra o uso do aplicativo Uber - Mateus Araújo/JC
Monitoramento CTTU
Taxistas protestam no Recife contra o uso do aplicativo Uber - Monitoramento CTTU
Diego Nigro/JC Imagem
Taxistas protestam no Recife contra o uso do aplicativo Uber - Diego Nigro/JC Imagem
Alexandre Gondim/JC Imagem
Taxistas protestam no Recife contra o uso do aplicativo Uber - Alexandre Gondim/JC Imagem
Alexandre Gondim/JC Imagem
Taxistas protestam no Recife contra o uso do aplicativo Uber - Alexandre Gondim/JC Imagem
Representantes da categoria protocolaram o documento pedindo a fiscalização da Lei Federal Nº 12.468/2011, que dá exclusividade aos taxistas na atividade de transporte público individual remunerado de passeiros. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, o promotor de Justiça Humberto Graça e os representantes dos taxistas se reunirão na próxima segunda-feira (18) à tarde.

Após a entrega do documento, os taxistas seguiram em direção ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, no bairro de Santo Antônio, onde foram recebidos por Marcelo Canuto, Secretário Executivo da Casa Civil. A reunião aconteceu por volta das 11h30, com oito representantes da categoria. Durante o encontro, os demais taxistas bloquearam as pontes Buarque de Macedo e Princesa Isabel.

Esta não foi a primeira vez que os taxistas protestam contra o Uber. Em maio, integrantes da Frente Táxi Recife realizaram uma carreta, contra o uso do aplicativo, pelas ruas das zonas Norte e Sul, em marcha lenta, em direção à Câmara Municipal do Recife, onde iria acontecer uma audiência publica para discutir a operação do Uber no Recife. Em março deste ano, ocorreu outra manifestação pelo mesmo motivo. Os motoristas de táxi saíram em carreata da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em direção à Prefeitura do Recife. 

A Lei Municipal 18.176/2015, que regulariza os softwares destinados à oferta de serviços individuais de transporte remunerado de passageiros no Recife, não trata de aplicativos semelhantes ao Uber. Por enquanto, tem se aplicado a Lei Federal 12.468/2011, que determina que “é atividade exclusiva dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros”.

TWITTER - Acesse o canal de trânsito do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) no Twitter, o @jctransito, e confira em tempo real o tráfego na cidade. Você também pode interagir através do Facebook ou pelo telefone (81) 3413.6544.

Qualquer pessoa pode contribuir com a ferramenta, que compartilha informações de usuários da rede sobre a situação nas ruas e avenidas do Recife.

Mais lidas