dia dos namorados

De ônibus, metrô ou bicicleta: casais encurtam distâncias para viver o romance

Mayra
Mayra
Publicado em 12/06/2016 às 10:20
Leitura:

Isabelle e Tiago / Foto: Reprodução/Instagram

Isabelle e Tiago Foto: Reprodução/Instagram

Trinta e três quilômetros separavam a professora Isabelle Figueirôa, de 33 anos e o bibliotecário Tiago Silva, de 36, no início do namoro, em 2003. Ela morava em Piedade, em Jaboatão do Guararapes. Ele no Janga, em Paulista. Assim como os dois, muitos casais que moram em diferentes cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) enfrentam quilômetros utilizando ônibus, metrô e até bicicleta para se verem.

Eram sessenta e seis quilômetros percorridos, nos fins de semana, por um dos dois. "Eu saía de casa às 7h da manhã, para aproveitar o dia. Depois do almoço já tinha que voltar para casa, porque meu pai não deixava eu chegar depois que anoitecesse e nem Tiago podia dormir na minha casa e eu na dele", explica a professora. Foram três anos das viagens dominicais, que Tiago às vezes fazia de bicicleta e Isabelle sempre de ônibus. 

Em 13 anos de história, os dois acabaram se casando (e encurtando a distância) e tendo um filho que se chama Heitor, de 3 anos. "Eu nunca pensei em sair de Piedade e Tiago sempre quis sair do Janga. Então, quando nos casamos, ele acabou vindo morar comigo. E gostou daqui", declara Isabelle. A distância também não é fácil para os estudantes e namorados Fernando Seabra, de 21 anos e Gabriel Santos, de 19.  Um mora em Jardim Atlântico, em Olinda e o outro no quilômetro 12 de Aldeia, em Camaragibe.

Fernando e Gabriel

Fernando e GabrielFoto: Reprodução/Instagram

Todos os fins de semana, um deles sai de casa e enfrenta quase três horas de viagem para ficarem juntos. O relacionamento, que começou antes mesmo dos dois se encontrarem, pela internet, num aplicativo de paquera, tem dois anos. "Demoramos um tempo até nos encontrarmos, levei quatro bolos e ele (Gabriel) dizia que era por causa da distância. De fato, na época ele não sabia andar de ônibus, porque fazia tudo em Aldeia", declara Fernando, que mora em Olinda. 

O percurso feito por ele começa com o ônibus da linha Casa Caiada. Na Avenida Governador Getúlio Vargas, ele pega o Princesa Isabel ou o Costa Azul e segue para o metrô. Já em Camaragibe, o estudante embarca no Chã de Cruz. Ao chegar em Aldeia, ainda enfrenta 15 minutos de caminhada. "Nestas três horas que passo nos ônibus, geralmente leio. Já li a trilogia de 'As fronteiras do Universo', por exemplo", explica. Nestes dois anos, Fernando já perdeu as contas de quantos livros já leu. Assim como dos quilômetros percorridos. Mas, para ele, não importa muito esta contagem mesmo.

Mais lidas