Transporte metroviário

Ministro de Temer determina mudança na diretoria do metrô do Recife

Inês Calado
Inês Calado
Publicado em 25/05/2016 às 15:04
Leitura:

Ministério considera ações de melhorias no metrô como assunto de prioridade / Foto: Diego Nigro/JC Trânsito

Ministério considera ações de melhorias no metrô como assunto de prioridade Foto: Diego Nigro/JC Trânsito

O novo ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), emitiu uma nota nesta quarta-feira (25) informando que determinou a substituição da equipe que está na diretoria do metrô do Recife atualmente. Com isto, quem assume a Superintendência Regional da CBTU/Recife (Metrorec) é o engenheiro Leonardo Villa Beltrão.

Na nota emitida à imprensa, a assessoria de comunicação do Ministério das Cidades, empossado pelo presidente em exercício Michel Temer (PMDB), a nova administração será interina até que a Pasta defina a equipe efetiva para tratar dos problemas apresentados pelo sistema metroviário da capital pernambucana. O Ministério das Cidades considerou o assunto como prioridade.

» Metrô do Recife. PSDB derruba diretoria indicada por Sílvio Costa

O JC Trânsito entrou em contato com a assessoria de comunicação da CBTU/Metrorec, que informou estar esperando uma notificação oficial para emitir um posicionamento. Já o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) recebeu a notícia da mudança de forma positiva. 

Em entrevista ao JC Trânsito, o presidente do Sindmetro-PE Diogo Morais disse que a categoria avalia bem a indicação de Leonardo Villa Beltrão: "Se trata de uma pessoa de carreira, uma pessoa experiente e com quem temos um bom diálogo". 

No entanto, Diogo Morais adverte que apenas a mudança na diretoria não é suficiente para que os problemas de operação do Metrô do Recife sejam resolvidos: "Registramos que não adianta apenas fazer a indicação de um empregado de carreira, sem que a CBTU não tenha um retorno em orçamento. Se não vier orçamento, não adianta". 

O NOVO SUPERINTENDENTE - Leonardo Villa Beltrão, engenheiro mecânico, formado pela Universidade Federal da Paraíba. Ele integra os quadros da CBTU desde 1983, tendo chefiado várias gerências, sendo a última delas a Gerência de Obras, que comandou até agosto de 2015. Participou do planejamento e da execução da obra do metrô.

Confira a nota do Ministério das Cidades na íntegra: 

O Ministro das Cidades, Bruno Araújo, determinou hoje a substituição da diretoria do Metrô do Recife (Metrorec). Será uma administração interina até que o Ministério defina a equipe que irá enfrentar os desafios de devolver à população do Recife e região metropolitana uma operação digna de transporte público.

Quem assume a Superintendência Regional da CBTU/Recife (Metrorec) é Leonardo Villa Beltrão, engenheiro mecânico, formado pela Universidade Federal da Paraíba. Ele integra os quadros da CBTU desde 1983, tendo chefiado várias gerências, sendo a última delas a Gerência de Obras, que comandou até agosto de 2015. Participou do planejamento e da execução da obra do metrô.

O Ministério das Cidades trata o assunto como prioridade e está empenhado em encontrar o melhor conjunto de profissionais para a missão de tirar o Metrô do Recife (Metrorec) da situação calamitosa em que se encontra.

Mais lidas