Curiosidades

Descubra de quem são as vozes que falam nas estações no metrô do Recife

Mayra
Mayra
Publicado em 25/05/2016 às 17:45
Leitura:

A voz deles ecoa diariamente em todo o sistema do Metrô do Recife. Descubra quem são eles / Arte: Guilherme Castro/NE10

A voz deles ecoa diariamente em todo o sistema do Metrô do Recife. Descubra quem são eles Arte: Guilherme Castro/NE10

Quem utiliza o metrô do Recife e não possui limitações na capacidade auditiva certamente já ouviu as vozes que indicam as estações em que o trem chega, além de dar avisos de caráter educativo. Durante a produção de uma matéria na última semana, um passageiro perguntou ao JC Trânsito quem são as pessoas donas dessas vozes. A nossa reportagem foi atrás e mostra quem são essas pessoas que parte dos moradores do Grande Recife escuta diariamente há alguns anos. 

A voz que fala mais frequentemente é a feminina que indica o nome das estações e o destino da viagem. Essas mensagens são gravações na voz da jornalista e radialista Gaby Pontes.

Além de trabalhar numa grande rádio do Recife, Gaby realiza alguns trabalhos publicitários para empresas, como é o caso do metrô. 

A jornalista considera interessante a curiosidade dos passageiros, já que muita gente a reconhece por causa dos programas de rádio: "Isso demonstra a valorização do meu trabalho", disse Gaby.


A Jornalista e radialista Gaby Pontes é a dona da voz feminina no metrô do Recife
Foto: Facebook
 

Já a voz masculina que ecoa pelo sistema do Metrorec pertence a Salvino Gomes, também jornalista e radialista. A história de Salvino com o metrô do Recife já dura quase 30 anos, tendo ele passado por diversos trabalhos e setores diferentes no sistema. 

"Eu comecei no metrô há 29 anos como bilheteiro, vendia bilhetes nas estações. Depois virei chefe de estação, passei para o setor de controle de tráfego e atualmente estou na gerência geral de comunicação". 

A voz de Salvino pode ser ouvida nas campanhas educativas que o Metrorec realiza para alertar os passageiros sobre os riscos de consumir alimentos de origem duvidosa e que são comercializados no sistema metroviário. 

Salvino diz que foi uma alegria  muito grande para ele quando fez a gravação para a campanha: "É muito gratificante informar de maneira educativa". 


O comunicador Salvino Gomes começou a trabalhar como bilheteiro do metrô há quase 30 anos. Hoje em dia ele está na gerência geral de comunicação
Foto: Acervo/JC Imagem


A voz de Salvino não se limita apenas aos espaços do metrô e é provável que muitos pernambucanos e brasileiros já a tenham ouvido em outras ocasiões. O comunicador já trabalhou em diversas rádios e TVs que operam em Pernambuco e, atualmente, é comentarista do canal Esporte Interativo. 

E aí, quem é que agora vai lembrar dos rostos desses dois sempre que ouvir as vozes do metrô? 

Mais lidas