Transporte

Servidores da Prefeitura do Recife ganham incentivo para usar a bicicleta

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 04/05/2016 às 23:14
Leitura:

Prefeitura estima que cerca de 4 mil profissionais serão beneficiados pela ação / Foto: Antônio Tenório/PCR

Prefeitura estima que cerca de 4 mil profissionais serão beneficiados pela ação Foto: Antônio Tenório/PCR

Visando de incentivar seus servidores a usarem a bicicleta como meio de transporte, a Prefeitura do Recife (PCR) inaugurou nesta quarta-feira (4) um bicicletário e dois vestiários no seu prédio sede, que fica no Bairro do Recife, área central da cidade.

Os dois vestiários, um feminino e um masculino, possuem quatro chuveiros e um sanitário cada. Eles vão funcionar nos três turnos, em horários pré-definidos, das 6h30 às 8h30, das 12h às 14h e das 17h às 19h

O bicicletário tem espaço para acomodar até 20 bicicletas e pode ser utilizado durante todo o dia. 

A ação está integrada a mais dois projetos da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP) que motivam os servidores a desenvolver hábitos de vida saudáveis. A PCR estima que cerca de 4 mil profissionais serão beneficiados pela ação. 

AINDA FALTA INFRAESTRUTURA - Apesar de positivo, o incentivo da Prefeitura do Recife ainda esbarra na falta de estrutura das cidades para o uso ideal das bicicletas como meio exclusivo de transportes. A falta de ciclovias, ciclofaixas e de bicicletários desestimula a população de uma forma geral a abandonar os carros, ou mesmo o transporte coletivo. 

O Plano Diretor Cicloviário (PDC) de Pernambuco, lançado pelo Governo do Estado em fevereiro de 2014 previa a construção de 590 Km de ciclovias nas principais cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). No entanto, cerca de um ano e meio depois, nenhum quilômetro havia sido construído. 

A expectativa na época do lançamento era de que 130 quilômetros já estivessem disponíveis para a população até o fim deste ano. 

O custo total do PDC foi estimado em R$ 354 milhões e só a sua elaboração (custo com pesquisas) custou R$ 637 mil. 

Mais lidas