Infrações

Primeiro dia de obrigatoriedade de CNH para cinquentinhas teve 13 apreensões em Pernambuco

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 01/03/2016 às 17:24
Leitura:
Desde agosto, 27.946 cinquentinhas foram emplacadas / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Desde agosto, 27.946 cinquentinhas foram emplacadas Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem


Começou nesta terça-feira (1º) a exigência de habilitação para as motos ciclomotores, conhecidas popularmente como cinquentinhas. O Departamento Estadual Trânsito (Detran) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) apreenderam 13 ciclomotores e sete motocicletas.

Desde que o processo de regulamentação dos ciclomotores começou em Pernambuco, em agosto do ano passado, 27.946 cinquentinhas foram emplacadas e mais de 2 mil terminaram apreendidas na Região Metropolitana do Recife.

A fiscalização está exigindo uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A (a mesma exigida para as motos) ou uma ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). Quem não estiver com a documentação está cometendo uma infração considerada gravíssima, sujeito a multa no valor de R$ 574,62. 

Todavia, a procura pela habilitação tem sido baixa. De acordo com o  Detran-PE, até agora nenhuma ACC foi emitida no Estado. Já o número de CNHs na categoria A vem se mantendo alto. Os técnicos do órgão acreditam que a procura pela ACC será pequena porque o motorista vai optar pela habilitação que também atende à condução de motos. Mesmo o Contran tendo reduzido a carga horária para a retirada da ACC em 50% e, consequentemente, o valor do documento, sendo R$ 170.


Mais lidas