Manual

Cartilha quer conscientizar jovens condutores de cinquentinhas

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 22/02/2016 às 11:58
Leitura:

Cartilha foi criada por Ziraldo / Foto: @tvjornalsbt via Twitter

Cartilha foi criada por Ziraldo Foto: @tvjornalsbt via Twitter

Uma cartilha criada pelo cartunista Ziraldo foi lançada na manhã desta segunda-feira (22) pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) para conscientizar condutores de cinquentinhas sobre pilotagem defensiva. Intitulado “Vou que vou com segurança”, o manual tem 35 páginas e quer atingir principalmente os jovens.

As dicas vão desde a manutenção do veículo, que não pode ter o motor modificado, até o transporte de crianças, proibido para menores de 7 anos. A tiragem é de 10 mil exemplares e o livro será distribuído em 42 escolas estaduais.

Haverá palestras para os estudantes, com o objetivo de mostrar que o desrespeito às leis de trânsito é a principal causa de acidentes. Em 2014, as ocorrências deixaram 45.942 vítimas, 34.288 que estavam em motos. Muitos dos feridos eram jovens entre 15 e 19 anos. Outro tema que será abordado nesses encontros é como a mistura entre álcool e direção pode ser fatal.

Os professores também participarão de atividades, com carga horária de quatro horas/aula. Abordando temas como ética e cidadania, segurança e projetos pedagógicos sobre trânsito, o objetivo é que os profissionais passem a formar os alunos. 

Mais lidas