Transporte

Faixa Azul da Conselheiro Aguiar será implantada segunda-feira

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 19/01/2016 às 18:22
Leitura:

Invadir a Faixa Azul é infração gravíssima / Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Invadir a Faixa Azul é infração gravíssima Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Com o adiamento da abertura da pista leste da Via Mangue para esta quinta-feira (21), com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), ficou para segunda (25) a implantação da Faixa Azul na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A sinalização deve ser colocada na avenida no fim da semana.

A previsão da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) é que a Via Mangue absorva 15% do fluxo de veículos da Conselheiro Aguiar, por onde passam 36,5 mil veículos diariamente. Com menos carros passando por lá, a Faixa Azul será viabilizada.

O espaço exclusivo para o transporte coletivo será desde o cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão até a Avenida Antônio de Góes, na altura do Túnel do Pina, um trecho de 5,8 quilômetros. Trinta e nove linhas de ônibus passam por lá, transportando 145 mil passageiros.

Apenas ônibus e táxis podem usar a faixa de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. A multa para quem desrespeita a regra é de R$ 191,54, referente à infração gravíssima, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não haverá fiscalização eletrônica inicialmente.

A Avenida Domingos Ferreira, paralela à Conselheiro mas com fluxo no sentido contrário, ganhou a Faixa Azul um ano e meio antes, com a inauguração da pista oeste da Via Mangue. Lá, segundo a CTTU, a velocidade os ônibus em 118% - saiu de 11,5 km/h para 24 km/h. Recife tem hoje 44,5 quilômetros de faixas azuis.

Mais lidas