Educação no trânsito

Faixa de pedestre é alvo de campanha da PCR

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 26/11/2015 às 19:13
Leitura:

Ações refletem diretamente na redução de acidentes de trânsito em toda a cidade / Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem

Ações refletem diretamente na redução de acidentes de trânsito em toda a cidade Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem

A Prefeitura do Recife lançou uma campanha educativa para incentivar o respeito à faixa de pedestre nas ruas da cidade, nesta quinta-feira (26). Com o slogan "A vida continua do outro lado da faixa", o projeto será realizado através da divulgação de propagandas com mensagens educativas, que serão veiculadas em jornais impressos, rádios e TVs de Pernambuco.

A ação vai contar com agentes educativos, que vão atuar nos principais corredores viários da cidade, como as avenidas Conde da Boa Vista, Mascarenhas de Moraes e Agamenon Magalhães, levando mensagens de conscientização para a população. 

Entre as principais medidas implementadas pela Prefeitura estão a aquisição de 76 novos equipamentos de fiscalização eletrônica, a pintura de cerca de 4.000 faixas de pedestres e a atuação de 348 orientadores de trânsito. Juntas, essas ações refletem diretamente na redução de acidentes de trânsito em toda a cidade, que diminuiu cerca de 25% entre os anos de 2014 e 2015, passando de uma média mensal de 1.295 para 992. As campanhas educativas também são realizadas todos os anos em escolas públicas e privadas da cidade. 

Desde 2013, os arte educadores da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) já visitaram mais de 200 escolas. Outra forma de reafirmar a importância da convivência segura e harmoniosa no trânsito entre as pessoas, sejam motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, foi a implantação da primeira Zona 30 da cidade, no Bairro do Recife. O projeto reduziu a velocidade de 22 vias do bairro histórico com o objetivo de tornar o uso do espaço público mais equitativo.

Mais lidas