Obra

Via Mangue pode não ser concluída até o fim do ano

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 25/11/2015 às 15:43
Leitura:

Apenas a pista oeste está aberta para o tráfego / Foto: Amanda Miranda/JC Trânsito

Apenas a pista oeste está aberta para o tráfego Foto: Amanda Miranda/JC Trânsito

Prometida para dezembro, a Via Mangue, na Zona Sul do Recife, pode não ficar pronta em apenas um mês. A Empresa de Urbanização (URB) calcula que 98% da obra estão prontos, mas está reavaliando o cronograma de conclusão. A construção começou em 2011, com previsão para acabar dois anos depois, mas só a pista oeste, no sentido Pina/Boa Viagem, teve o tráfego liberado até agora.

Entre os serviços que ainda estão sendo feitos estão a fundação da alça da ponte do Encanta Moça, a colocação de gradil, a construção de uma passarela para travessia dos pedestres que saírem da Vila do Cabanga e o asfaltamento dos acessos das vias Professor Eduardo Wanderley Filho, Henrique Capitulino e Tomé Gibson. Os trabalhos também estão sendo feitos na ciclovia e na calçada, que estão 60% prontas.

Os acessos às ruas Tenente João Cícero e Padre Bernardino Pessoa foram concluídos, mas o trânsito ainda não foi liberado. Já a entrada para a Rua Maria Carolina pode ser usada.

Para justificar um novo cálculo do prazo, a URB alegou, em nota, "a greve da construção civil (que começou há 12 dias) e as dificuldades que as empresas do setor estão enfrentando".

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tráfego quando a pista leste da Via Mangue for entregue. "O impacto será bastante positivo sobretudo do ponto de vista do transporte público de passageiros, uma vez que a implantação da Faixa Azul da Conselheiro Aguiar/Antônio de Góes será realizada em seguida. O volume da Conselheiro também vai diminuir bastante, já que boa parte do fluxo será absorvido pela pista leste, como aconteceu com a Domingos Ferreira e a Pista Oeste", disse, por email. Porém, não adiantou números.

O blog De Olho No Trânsito publicou que o esperado é que a pista leste passe a receber 40% do tráfego das avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar, ou seja, aproximadamente 30 mil veículos por dia. Foi o que aconteceu com a liberação da pista oeste do corredor, que passou a receber o mesmo percentual do tráfego da Avenida Domingos Ferreira – 34 mil carros por dia.

"PRAZOS" - As obras da Via Mangue começaram em junho de 2011, ainda na gestão de João da Costa (PT) e sob responsabilidade da Queiroz Galvão. A previsão inicial era de que o corredor seria inaugurado em setembro de 2013, com orçamento de R$ 431 milhões.

Porém, em dezembro daquele ano, já com Geraldo Julio (PSB) como prefeito, apenas 63% estavam concluídos, segundo estimativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE) - meses antes, o órgão havia apresentado uma série de estudos apontando que a Via Mangue não seria entregue antes de 2016. A obra ficaria, então, para abril de 2014. O tráfego, no entanto, só foi liberado em junho do ano passado, em evento com a presidente Dilma Rousseff (PT). E apenas no sentido Pina/Boa Viagem.

A construção parou no sentido contrário, só sendo retomada em maio, após a assinatura de um convênio entre a Prefeitura do Recife e a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 81 milhões.

Mais lidas