Transporte

Jovens recifenses satirizam problemas do Barro/Macaxeira em música

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 24/11/2015 às 16:45
Leitura:

Barro/Macaxeira é uma das linhas mais requisitadas no TI Barro / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Barro/Macaxeira é uma das linhas mais requisitadas no TI Barro Foto: Guga Matos/JC Imagem

Sempre superlotada, a linha Barro/Macaxeira já virou meme diversas vezes na internet, a maioria delas em imagens. Mas agora os ônibus que circulam cheios inspiraram uma sátira feita por cinco jovens músicos recifenses. O grupo, autodenominado Sem futuro, começou a pensar o clipe há dois anos, mas a agenda não batia e só este mês foi publicado nas redes sociais - agora, tem milhares de visualizações no Facebook e no Youtube. Assista:



Quem começou a cantarolar esse refrão foi o produtor musical Xiag Oliveira, 23 anos. Depois de enviar uma gravação para os amigos, ainda em tom de brincadeira, eles responderam com o instrumental completo, só para que ele gravasse a voz. "Na hora, comecei a rir, dizendo que iria arrumar outra pessoa para gravar a voz, pois não queria associar minha carreira a algo do tipo, mas algum dia eu pensei direitinho e mudei de ideia", revela.

O jovem conta que ele, Matheus Victor e Jorge Lourencette, outros integrantes do grupo, tinham uma banda quando iniciaram a gravação da música. Lourenço, como Jorge é chamado pelos amigos, dava carona aos dois para ir aos ensaios, mas pedia a Xiag que o esperasse no Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste. O problema é que, como mora na Várzea, para chegar lá teria que pegar o polêmico - e, por que não, temido - Barro/Macaxeira.

"Eu dizia que demorava e que vinha lotado para o meu amigo vir me buscar em casa e eu não precisar ir de ônibus. Daí que surgiu a brincadeira. Em vários outros lugares esse ônibus lota mesmo e demora demais, sim, claro, mas por aqui era sempre rápido", lembra. "Nós sempre brincávamos com as situações durante o caminho fazendo rimas no improviso, sempre em tom de brincadeira mesmo. O trânsito era sempre o tema principal", lembra.

Linha 202-Barro/Macaxeira (Várzea)
Média diária de 8.907 passageiros
Tarifa: R$ 2,45
Os jovens acabaram fazendo uma crítica à falta de planejamento e organização no transporte público, mas o objetivo nunca foi esse, e sim fazer humor. "Somos apenas amigos músicos que querem se divertir e fazer os outros rirem um pouco, e, por enquanto, está dando certo", diz Xiag.

Pois é, deu tão certo que a brincadeira iniciada em uma mentira para conseguir carona já vai para o segundo clipe, também com trânsito como tema. "Shineray" começou a ser gravado na semana passada. Fala sobre as cinquentinhas, descritas pelo músico como "motos pequenas, barulhentas que irritam todo mundo". É esperar para ver como os jovens vão dar um toque de humor na polêmica.

Mais lidas