Sem acessibilidade

Metrô: estação Prazeres deve ficar seis meses sem elevadores e escadas rolantes

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 16/11/2015 às 10:12
Leitura:

Elevadores estão quebrados e permanecerão assim por pelo menos seis meses / Foto: Fernando Castilho/Jornal do Commercio

Elevadores estão quebrados e permanecerão assim por pelo menos seis meses Foto: Fernando Castilho/Jornal do Commercio

Usuários da linha Sul do Metro do Recife que precisam passar pela estação Prazeres reclamam frequentemente da falta de acessibilidade no local. O motivo: nem as escadas rolantes e nem os elevadores funcionam, dificultando a vida de idosos, deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida que usam o metrô. 

O JC Trânsito já denunciou o descaso. A última foi através de fotos enviadas pelo jornalista Fernando Castilho, do Jornal do Commercio, é possível ver que os equipamentos estão fora de operação. 

Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU/Metrorec), responsável pela operação do sistema, culpou mais uma vez o vandalismo pela interrupção do funcionamento dos elevadores e escadas rolantes. 

A CBTU/Metrorec alega que os elevadores foram danificados pelo excesso de peso, causado por usuários que não respeitam o número máximo de pessoas no equipamento. Já em relação à paralisação das escadas rolantes, a companhia disse que elas pararam de funcionar porque um usuário atirou um parafuso de "grandes proporções", que ficou preso no equipamento e o danificou. 

Escadas rolantes também não funcionam na estação

Escadas rolantes também não funcionam na estaçãoFoto: Fernando Castilho/Jornal do Commercio

Os dois casos são enquadrados como "vandalismo" e, como o contrato com a empresa que realiza a manutenção dos equipamento não  prevê reparo nesse tipo de dano, é necessário abrir um novo processo de licitação para que os esquipamentos sejam consertados.

A estimativa é que esse processo demore, no mínimo, seis meses. Enquanto isso, a CBTU/Metrorec não explicou como os idosos, deficientes e pessoas com mobilidade reduzida vão se locomover na estação Prazeres. 

ACESSO RESTRITO AOS ELEVADORES - Nos últimos meses, o Metrô do Recife adotou um política de redução no uso dos elevadores. Só é permitida a entrada nos equipamentos às pessoas que se enquadrem no perfil de "preferencial" e, mesmo assim, o elevador só funciona depois que o usuário solicite o serviço a um funcionário. 

Os elevadores só transportam passageiros com o comando operacional dos funcionários do metrô. A medida gerou polêmica entre os usuários, já que legalmente não existem regras para que pessoas não enquadradas no perfil "preferencia" sejam proibidas de usar os elevadores. 

A CBTU/Metrorec justificou a adoção dessa medida alegando os altos gastos de manutenção do sistema, em decorrência de danos causados pelo vandalismo. 

A companhia informa que eram gastos cerca de R$ 200 mil por ano para fazer consertos nos elevadores, que eram danificados, entre outras coisas, por causa do excesso de peso quando os usuários desrespeitavam o número máximo de pessoas por viagem.

Mais lidas