#TrânsitoSeguro

Atropelamentos: menos velocidade, mais segurança

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 28/10/2015 às 14:16
Leitura:

Velocidade é pensada de acordo com o fluxo de pedestres na via / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Velocidade é pensada de acordo com o fluxo de pedestres na via Foto: Guga Matos/JC Imagem

É de senso comum que atitudes simples no trânsito podem evitar riscos de acidentes, mas isso não é tão visto na prática. Reduzir a velocidade e respeitar a faixa de pedestres são algumas dessas ações que deveriam ser tomadas por qualquer um. Sem elas, no entanto, acabam acontecendo casos como os atropelamentos que mataram uma idosa nessa terça (27) e feriram um jovem nesta quarta-feira (28).

"A via é um espaço público, que precisa ser compartilhado. As pessoas precisam aprender a conviver nesse espaço." A afirmação é do gerente da Escola Pública de Trânsito de Pernambuco, Ivson Correia. Para ele - e também para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é só olhar no artigo 29 -, cabe principalmente a motoristas e motociclistas a atenção com o pedestre. "O pedestre é o mais vulnerável, é o que o todos têm que proteger", diz.

Correia explica que a primeira atitude que os condutores devem tomar é a de respeitar os limites de velocidade. Em vias residenciais, por exemplo, é de 40 km/h. "O principal culpado geralmente é o condutor. Por causa da velocidade, não conseguem frear. Tem que redobrar a atenção em entradas de hospitais, portas de escola e outros lugares com grande fluxo de pedestres. Os limites de velocidade foram pensados para proteger os mais vulneráveis", afirma. Veja o que pode acontecer em caso de acidentes de acordo com a velocidade no momento do atropelamento:

(Fonte: Departamento de Tráfego Britânico)

Algumas faixas de pedestre no Recife estão em péssimo estado de conservação, como essa na Avenida Cruz Cabugá

Algumas faixas de pedestre no Recife estão em péssimo estado de conservação, como essa na Avenida Cruz CabugáFoto: Amanda Miranda/JC Trânsito

Porém, alguns cuidados também podem ser tomados pelos pedestres, como tentar atravessar em linha reta, diminuindo a distância percorrida de uma calçada à outra, e não passar falando ao celular ou digitanto. Outro aviso é recorrente: atravessar na faixa. "É o local que espera-se ser mais seguro", explica Correia.

No entanto, o que falta muitas vezes é justamente a faixa de pedestres, seja pelo desgaste da pintura, por buracos no asfalto ou até pelo desrespeito dos motoritas. De janeiro a junho deste ano, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), 274 veículos foram multados só pelos equipamentos eletrônicos no Recife por pararem na faixa de pedestres na mudança de semáforo. Pelos agentes de trânsito, foram 226. Essa é uma infração média, prevista pelo artigo 183 do Código de Trânsito, com multa de R$ 85,13.

Compartilhe fotos de locais onde acontecem esses problemas usando a hashtag #cadêafaixa e marcando o @jctransito.

A responsabilidade pela pintura das faixas no Recife é da CTTU. O órgão pode ser acionado pelo telefone 0800.081.1078. Essa sinalização é implantada onde há geralmente conflito entre pedestres e veículos, mas sem distâncias mínimas ou máximas entre uma e outra; depende apenas da necessidade.

MAPEAMENTO - Vinte atropelamentos deixaram vítimas no Recife em setembro, de acordo com os registros da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Dois deles foram no mesmo lugar: na Avenida Norte, em frente à Maternidade Barros Lima, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte. Veja o mapa abaixo, elaborado pelo JC Trânsito, no projeto Cuidado: acidentes, com base nos dados do órgão:

Você também pode enviar informações sobre acidentes e ajudar a mapear os trechos mais perigosos do Recife. Os nossos canais de comunicação são o Twitter @jctransito, a fanpage no Facebook (facebook.com/JCTransito), o telefone (81) 3413.6544 e o email [email protected].

Mais lidas