Transporte

VLT voltará a circular nesta quinta-feira, diz CBTU

Marina Padilha
Marina Padilha
Publicado em 07/10/2015 às 18:44
Leitura:

VLT leva passageiros de Jaboatão ao Cabo / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

VLT leva passageiros de Jaboatão ao Cabo Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Após dois dias sem o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), os passageiros do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, poderão voltar a contar com o transporte a partir desta quinta-feira (8). É o que promete a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pelo modal.

O VLT parou de funcionar nessas terça (6) e quarta-feiras (7) por falta de manutenção nos trilhos. "A situação se tornou insustentável e nós não podemos assumir as consequências por esse risco", afirmou o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Diogo Morais.

A CBTU suspendeu as atividades desde a estação Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, até Cabo, na cidade vizinha. Segundo a empresa, foi feita uma inspeção geral na segunda (5) e os trilhos foram trocados. "Eu duvido que eles tenham conseguido resolver os problemas em dois dias", afirmou Morais.

A partir de agora, de acordo com a CBTU, será feita uma verificação diária das condições dos trilhos. Além disso, foi iniciado o processo licitatório para contratar uma empresa que fará uma análise por dentro dos equipamentos.

Devido às condições dos trilhos, o VLT vai circular com restrições. Uma delas é que a velocidade será reduzida de 60 km/h para 10 km/h em alguns trechos. Apesar da medida, segundo a CBTU, não haverá prejuízos para os passageiros; o intervalo continuará sendo de 45 minutos e os três trens continuarão em funcionamento. Aproximadamente 10 mil pessoas usam o modal. 

Mais lidas