Transporte coletivo

Trincas e rachaduras nos trilhos oferecem riscos à segurança no VLT

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 07/10/2015 às 7:52
Leitura:

Sindimetro-PE alega que não há previsão para que as viagens sejam retomadas no trecho onde foram constatadas as rachaduras / Foto: Reprodução/Blog De Olho no Trânsito/JC Online

Sindimetro-PE alega que não há previsão para que as viagens sejam retomadas no trecho onde foram constatadas as rachaduras Foto: Reprodução/Blog De Olho no Trânsito/JC Online

A falta de segurança em um trecho dos trilhos da linha Sul do Metrô do Recife suspendeu novamente as operações do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) nesta quarta-feira (7). Em fotos enviadas à reportagem do JC Trânsito, é possível ver o péssimo estado dos trilhos, apresentando várias trincas e rachaduras.

A operação das atividades da linha no trecho em que foram constatadas as rachaduras representa um grande risco aos ocupantes do veículo, como explica o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Diogo Morais: "Há o risco de descarrilhamento, o que podem ocasionar um grave acidente".

Rachaduras podem provocar o descarrilhamento do veículo

Rachaduras podem provocar o descarrilhamento do veículoFoto: Cortesia

As viagens no trecho onde os trilhos apresentam as rachaduras foram suspensas na manhã dessa terça-feira (6) e mantidas após uma reunião com o corpo técnico da Companhia Brasileira de Trens Urbano (CBTU). A superintendência do órgão resolveu realizar novas verificações na rede, mantendo as atividades paralisadas.

O Sindimetro-PE também explicou que não há condições de segurança para que as atividades sejam retomadas.

Em entrevista à repórter Valéria Oliveira, do Jornal do Commercio, Diogo Morais disse que o Sindimetro-PE exige o cumprimento das normas técnicas que garantam a segurança nas viagens: "A norma diz que é preciso fazer um teste de impressão com um equipamento de ultrassom para verificar a integridade do trem, pois algumas trincas e rachaduras são invisíveis a olho nu".

O presidente do Sindimetro-PE alega ainda que os trilhos que apresentaram os problemas são relativamente novos e estão sendo utilizado há cerca de um ano.

A categoria informa que não há previsão para que as viagens sejam retomadas entre Jaboatão e o Cabo de Santo Agostinho.

Por meio de nota, a CBTU informou que nesta quarta realizará uma nova reunião para decidir quando a operação voltará a funcionar.

Sindimetro-PE diz que os trilhos onde apareceram as rachaduras estão sendo usados há apenas um ano

Sindimetro-PE diz que os trilhos onde apareceram as rachaduras estão sendo usados há apenas um anoFoto: Cortesia

As duas composições que estão fora de circulação operam a linha Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho. Os trens transportam, por dia, cerca de cinco mil passageiros em aproximadamente 36 viagens diárias. Apenas os VLTs que fazem o trecho Cajueiro Seco/Curado permanecem circulando.

Nesse sábado (3), a operação dos VLTs foi interrompida entre as estações de Ponte dos Carvalhos e Cabo. O motivo foi uma denúncia que alertou os maquinistas para trilhos partidos ao longo do trecho. As denúncias sobre falta de manutenção tem sido uma constante, o que se agravou após o abandono da obra de duplicação da via pela construtora responsável por falta de pagamento, afirmou o Sindimetro-PE.

Mais lidas