Cidades e estradas

Fique por dentro de tudo o que muda no trânsito do Recife nesse feriadão de 7 de Setembro

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 04/09/2015 às 13:57
Leitura:

Fiscalização nas estradas acontece até a volta do feriado prolongado / Foto: Divulgação/PRF-PE

Fiscalização nas estradas acontece até a volta do feriado prolongado Foto: Divulgação/PRF-PE

O feriado prolongado de 7 de setembro trará consigo algumas mudanças no trânsito do Recife e Região Metropolitana (RMR), entre esta sexta-feira (4) e terça-feira (8). As principais mudanças são com relação à interdição da Avenida Mascarenhas de Morais e mudança de rota de ônibus na segunda-feira (7).

Como o tradicional desfile Cívico-militar é realizado na Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, trechos dela e da Avenida Sul serão interditados entre as 17h do domingo (6) e 14h da segunda-feira.

A interdição também afetará algumas vias paralelas às duas Avenidas.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de circulação de veículos. Cerca de 110 agentes de trânsito da CTTU serão responsáveis pela operação, que também receberá apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV).

Aos que desejam acompanhar o desfile, a CTTU orienta que seja evitado o uso de carros particulares, pois apenas moradores da localidade poderão trefegar nas proximidades. A dica da companhia é que seja usado o transporte coletivo para chegar ao ponto de desfile.

Vale lembrar que mais de 40 linhas de ônibus que trafegam pela Mascarenhas terão seus itinerários alterados em função do desfile.

Mais de 40 linhas de ônibus que trafegam na Avenida Mascarenhas de Morais terão o itinerário modificado

Mais de 40 linhas de ônibus que trafegam na Avenida Mascarenhas de Morais terão o itinerário modificadoFoto: Diego Nigro/Arquivo JC Imagem

Outra opção é ir em grupo em um mesmo veículo, pois a oferta de estacionamento em via pública é limitada e a fiscalização será intensa.

Confira algumas rotas alternativas que podem ser usadas no dia do desfile:

- Os motoristas que precisarem seguir no sentido subúrbio/ cidade, poderão desviar pela Avenida Armindo Moura, chegando até a Avenida Boa Viagem, seguindo para a zona Norte;

- Quem seguirem para a Zona Oeste ou para o Centro do Recife, partindo de Boa Viagem, poderão dobrar à direita na Avenida Armindo Moura, passar pelas avenidas Antônio Falcão, General Mac Artur, virar à direita na Rua Itajubá, à esquerda na Rua Ipoméia e à direita novamente na Avenida Mascarenhas de Moraes e seguir com o roteiro normal;

- Já aqueles trafegarem pelo sentido cidade /subúrbio poderão desviar pela Avenida Jean Émile Favre e dobrar à esquerda na rua Silveira Neto, à esquerda na Rua Raimundo Diniz e à esquerda novamente no cruzamento com a Avenida Recife e seguir pela Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes no sentido aeroporto;

- Os veículos que saírem do aeroporto terão a opção de subir a alça em direção à Rua 10 de julho, seguir pela Rua Capitão Zuzinha e chegar até a Avenida Boa Viagem;

- Aos moradores das ruas do Meio, Linha Férrea, Fragatas e dos Tijolos, que desejarem seguir para Afogados, Boa Viagem, Ipsep e Centro do Recife é recomendável utilizar a Avenida Barão de Souza Leão, subir o viaduto no sentido aeroporto, retornar no viaduto em frente ao aeroporto, seguir pela Rua 10 de julho e Avenida Boa Viagem;

- Os moradores das ruas Nestor Pereira, Maria Vicentina da Silva, João Pedro da Silva e João Fontes terão acesso e saída exclusivamente pelo viaduto Tancredo Neves.

FISCALIZAÇÃO DA PRF - A Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco (PRF-PE) realiza desde a 0h da sexta-feira uma operação especial de fiscalização nas estradas que cortam o Estado de Pernambuco.

Equipes estarão trabalhando em pontos estratégicos para coibir infrações de trânsito.

LOMBADAS DESLIGADAS - Em decorrência do feriado prolongado, as lombadas eletrônicas da BR-232, no Curado, PE-27, em Aldeia, PE-35 em Itapissuma, e PE-60, no Cabo e Ipojuca, serão desligadas a partir das 13h desta sexta e serão religadas às 5h da próxima terça-feira (8).

LEI SECA - A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) informou que a Lei Seca funcionará normalmente nos dias do feriado. A novidade neste ano é o foco na fiscalização das motos tipo cinquentinha.

A PRF lembra ainda que motos do tipo cinquentinha são proibidas de trafegar em estradas federais e estaduais

A PRF lembra ainda que motos do tipo cinquentinha são proibidas de trafegar em estradas federais e estaduais Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

CINQUENTINHAS - As motocicletas do tipo "cinquentinha" também serão fiscalizadas pela PRF durante a Operação Independência. A PRF lembra que a circulação desses veículos ciclomotores é proibida nas estradas; o condutor que for flagrado trafegando com cinquentinhas em estradas federais e estaduais terá o veículo apreendido.

PROGRAMAÇÃO DO "OLHA! RECIFE" - Os passeios gratuitos do Olha! Recife dos próximos sábado (5) e domingo (6) foram suspensos. De acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer da PCR, responsável pelo projeto, a medida foi tomada para evitar os corriqueiros números de faltosos por conta do feriado. Os tours a pé, de bicicleta, catamarã e de ônibus foram adiados, voltando ao funcionamento normal a partir dos dias 12 e 13 de setembro.

CONTATOS IMPORTANTES - Quem for pegar a estrada e precisar entrar em contato para informar de congestionamentos ou acidentes nas estradas pode entrar em contato com:

>> CTTU - 0800 081 1078
>> PRF - 191
>> Bombeiros (em caso de acidente com vítima) - 193

Para acompanhar as notícias do trânsito em tempo real, os condutores podem conferir o Twitter do @jctransito.

Também é possível acessar as páginas no Twitter da @PRF191PE, @CTTU_Recife  e o WhatsApp do Consórcio Rota do Atlântico, através do número (81) 98133-9650. O serviço está disponível 24 horas por dia. 

Mais lidas