Polêmica

"Redução não prejudicará o projeto", diz presidente da CTTU sobre demissão de orientadores

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 31/08/2015 às 12:15
Leitura:

Oitenta orientadores receberam o aviso prévio há uma semana / Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Oitenta orientadores receberam o aviso prévio há uma semana Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Uma semana após o anúncio de demissão de pelo menos 80 orientadores de trânsito, conhecidos como "amarelinhos", a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, afirmou, nesta segunda-feira (31), que o desligamento dos funcionários não afetará o projeto, implantado em dezembro de 2013.

Taciana Ferreira explicou que foi pensado um ajuste no projeto após uma deliberação da Prefeitura do Recife. "Resolvemos retirá-los de alguns pontos onde os condutores passaram a ter mais respeito mesmo sem eles. Os orientadores não precisam estar fixos nesses pontos. A redução não prejudicará o projeto", previu.

LEIA TAMBÉM
» Aperto nas contas faz gestão Geraldo Julio demitir 20% dos “amarelinhos”

O orçamento do projeto é de R$ 15 milhões por ano. O valor é repassado à empresa Serttel para o pagamento do salário dos 372 orientadores, além de inspetores e outros profissionais - ao todo, são 455 trabalhadores. Esse valor também custeia combustível e manutenção para os veículos usados.

O prefeito Geraldo Julio (PSB) também falou sobre o assunto à Rádio Jornal, nesta segunda-feira. Questionado se o enxugamento dos gastos não poderia ser em outros setores, afirmou que "não haverá redução na qualidade do serviço." O prefeito alegou que hoje há câmeras pela cidade para ajudar no trabalho. "O que há é uma racionalização do trabalho deles, mas vão continuar em todas as esquinas", disse, contradizendo o que foi apontado antes por Taciana Ferreira ao JC Trânsito.

Mais lidas