Transporte público

Falta de investimento no metrô provoca transtornos aos recifenses

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 31/08/2015 às 14:39
Leitura:

Audiência contou com a presença de órgãos responsáveis pelo transporte público e metroviário em Pernambuco, além do Sindmetro  / Foto: Reprodução/Facebook do Sindmetro

Audiência contou com a presença de órgãos responsáveis pelo transporte público e metroviário em Pernambuco, além do Sindmetro Foto: Reprodução/Facebook do Sindmetro

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) debateu na manhã desta segunda-feira (31) a situação do metrô do Recife. A sessão foi realizada no âmbito da Comissão Permanente de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, sendo proposta pelo deputado estadual Edilson Silva, do Psol. Na reunião foram tratados diversos temas e, em especial, a falta de investimentos no sistema metroviário e os transtornos causados por esse descaso.

Além da questão do sucateamento, também foram discutidos a necessidade de extensão da malha ferroviária, mais investimentos no sistema, além das propostas de formas alternativas de locomoção e mobilidade na cidade.

Representantes de órgãos como Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Secretaria das Cidades do Governo de Pernambuco, DNIT e Promotoria de Justiça de Transportes do Ministério Público de Pernambuco estiveram presentes e debateram a respeito do sucateamento do modal metroviário.

O deputado Edilson Silva considerou a problemática do custeio do metrô como um dos temas fundamentais para a resolução dos problemas.

Perguntado a respeito de propostas de setores da população, que entendem a privatização do sistema como a melhor alternativa para solucionar o sucateamento do metrô, o deputado disse considerar uma incongruência esse tipo de proposta, dada a natureza do transporte público de servir à população, sendo a responsabilidade de geri-lo apenas do Estado.

"A tarifa, nesse caso dos transportes públicos de massa, devem servir apenas como um incremento", disse Edilson Silva.

O deputado salientou ainda que os custos para manter um sistema de metrô são muito altos e, em uma possibilidade de privatização, a tarifa cobrada ao usuário seria muito alta.

A audiência ficou marcada ainda por protestos de membros do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) e por um grupo de pessoas aprovadas em 2014 no concurso para a área de segurança da CBTU,  que ainda não foram convocadas. 

Mais lidas