Teste

Homem perde controle do carro em mais um acidente durante prova prática do Detran-PE

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 26/08/2015 às 19:11
Leitura:

Carro atingiu barra de ferro no pátio de exames / Foto: Sindicato dos Servidores do Detran-PE/Facebook

Carro atingiu barra de ferro no pátio de exames Foto: Sindicato dos Servidores do Detran-PE/Facebook

Um jovem perdeu o controle do carro que dirigia durante o teste prático do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), na manhã desta quarta-feira (26), na sede do órgão, que fica no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife. Apesar do acidente, segundo o sindicato que representa os servidores do órgão, ninguém ficou ferido.

Este foi o terceiro acidente em um mês e meio só no pátio de exames do Detran na capital pernambucana. No final de julho, uma candidata perdeu o controle na descida da rampa no teste prático e chocou o carro na parede de uma sala de atendimento ao público. E, neste mês de agosto, também quando descia a rampa, um candidato que fazia a prova pela oitava vez perdeu o controle do veículo.

Ninguém ficou ferido no acidente

Ninguém ficou ferido no acidenteFoto: Sindicato dos Servidores do Detran-PE/Facebook

Para o Sindicato dos Servidores do Detran-PE, esses acidentes poderiam ter sido evitados se houvesse duplo comando de freio nos carros usados no exame, com um examinador acompanhando os condutores, como prevê a resolução 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Por não cumprir a norma, o Detran-PE foi proibido por um dia, em junho, de fazer as provas práticas para a categoria B, referente à direção de automóveis comuns.

Em entrevista ao JC Trânsito há um mês, o diretor-presidente do Detran, Charles Ribeiro, havia prometido que os veículos usados em testes teriam duplo freio até o meio de agosto, o que não foi cumprido. 

O Detran informou que está se readequando as normas contidas na Resolução 168 do Artigo 15 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. O órgão está aguardando autorização por parte da Secretaria de Administração do Estado – SAD, para iniciar o Processo Licitatório do contrato da nova empresa especializada em prestação dos serviços de provas práticas, onde irá conter a exigência do duplo comando, ou seja, embreagem e freio, além da implantação do sensor de presença para as bicicletas estáticas, uma vez que o condutor deve manter 1,5 metro de distância da bicicleta.  

Dos 15 veículos que atendem o pátio, 12 já se encontram com duplo comando. Porém, a maioria estão sem o Certificado de Segurança Veicular – CSV, somente um veículo tem o documento.

O pedido do CSV já foi enviado para o Imetro, mas sem data para regularização entrar em vigor. A assessoria afirmou que todos os 15 veículos estão operando, mesmo com o desfalque de documentação e o duplo comando.

Foram realizados no Estado 1.759 exames práticos para a categoria B só em agosto. Deles, 911 candidatos reprovaram, o que equivale a 51,79%, e 848 foram aprovados, ou seja, 48,21%.

Mais lidas