Foram investidos quase R$ 5 milhões na implantação do sistema Foto: Arquivo/ JC Imagem
É aconselhável que o passageiro, quando for passar o dedo, veja se está na posição certa e deslize devagarFoto: Michele Souza / JC Imagem
Alguns passageiros reclamam de esperar bastante tempo nas filas depois da implantação do sistema. A estudante de educação física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Maria Clara Araújo, 17 anos, relata que há quem tenha dificuldades de utilizar a biometria. "Tem muita gente que não consegue acertar a digital de primeira, aí fica parado na catraca tentando enquanto várias pessoas ficam esperando". Apesar de algumas críticas, o serviço não deverá ser alterado.
O estudante de história Jonatas Marques, 21, reclama de máquinas com defeitos e das filas. "Já peguei ônibus com máquinas defeituosas e ninguém conseguia passar na biometria, ou seja, a fila pra passar na catraca ficou uma beleza. Acho esse sistema totalmente desnecessário, só atrapalha o fluxo de passageiros em paradas com grande volume de usuários. A carteira de estudante é o comprovante que você tem direito de pagar meia passagem, tal medida só foi feita visando dificultar o uso do VEM estudante e aumentar os lucros das empresas", opinou Jonatas. A Urbana-PE afirmou que 100% da frota foi equipada com os leitores biométricos. Eventuais ausências são decorrentes de atos de vandalismo.
Pessoas com problemas nas digitais também reclamam do sistema. A estudante de música Cecilia Cabral, 21, critica os atrasos. "Desde que começou esse negócio a minha digital nunca pegou. Fui quatro vezes lá pra recadastrar. Quando mudei o dedo na 4°vez foi que funcionou. Acho meio desnecessário e só faz atrasar."
A Urbana-PE informou que existe um setor especial no Posto do VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) somente para as pessoas com problemas no sistema biométrico. Os cobradores são orientados a conferir a documentação dos usuários com problemas de verificação biométrica e encaminhá-los ao posto para revisão do cadastro. Apenas em casos de confirmação da identidade podem liberar o embarque. Caso contrário, devem solicitar pagamento da passagem ou imediato desembarque.
Mileide Riso tem problemas na digital por causa de uma alergia Foto: Mileide Riso/ reprodução
É aconselhável que o passageiro, quando for passar o dedo, veja se está na posição certa e deslize devagar. Todos os VEMs gratuitos ou de meia-entrada necessitam utilizar o sistema digital.
Após o uso da biometria, alguns passageiros estão tentando burlar o pagamento forçando a porta traseira do ônibus para vários estudantes entrarem sem pagar, cena comum próximo às escolas. A Urbana destacou que o embarque pelas portas do meio e traseira é um dos graves problemas que o sistema enfrenta. Quando um passageiro não embarca corretamente, através da catraca, o serviço da linha não pode ser dimensionado de forma adequada, o que acarreta em nível de ocupação indevido nos ônibus. A entidade também repassa o custo para todos os passageiros do sistema. Ainda é importante reforçar que o embarque pelas portas do meio e traseira representa risco para os passageiros.
Quem estiver com dúvidas sobre o sistema VEM pode acessar o site do órgão ou ligar para mais informações. Dúvidas sobre o VEM Estudante : (81) 3182-5551 e 0800-0810158 / VEM Trabalhador: (81) 3125-7858.