Transporte

Com obras paradas, governo inaugura duas estações do Corredor Leste-Oeste

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 02/06/2015 às 13:30
Leitura:

Linha Camaragibe/Derby será uma das duas atendidas pelas paradas / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Linha Camaragibe/Derby será uma das duas atendidas pelas paradas Foto: Guga Matos/JC Imagem

Duas estações de BRT (Bus Rapid Transit) que já estavam prontas antes da paralisação das obras do Corredor Leste-Oeste serão abertas nesta quarta-feira (3). Os pontos são Barreiras e Padre Cícero, localizadas na Av. Joaquim Ribeiro, a PE-005, no Recife.

As estações vão atender as linhas do BRT 2450 – Camaragibe (Centro) e 2480 – Camaragibe/Derby, que saem do Terminal Integrado de Camaragibe. Agora, há 15 paradas em funcionamento.

Barreiras e Padre Cícero vão operar de domingo a domingo, das 4h30 à 0h40. Mais informações sobre os horários e as linhas podem ser obtidas na Central de Atendimento do Grande Recife Consórcio de Transporte, no telefone 0800.081.0158.

Um dos problemas relatados por moradores de Camaragibe é ter que ir ao TI para pegar o transporte, já que outras três ainda serão erguidas no município. A obra era para a Copa do Mundo, porém, um ano depois, ainda não foi entregue.

LESTE-OESTE - Não há prazo para continuar as obras do corredor, pois a Secretaria das Cidades não renovou o contrato com o consórcio responsável pela construção - formado pelas empreiteiras Servix e Mendes Júnior, essa envolvida na Operação Lava Jato. Uma nova licitação deverá ser feita, o que ainda deve levar meses.

Além das duas estações abertas nesta quarta-feira e das três previstas para Camaragibe, o projeto prevê outros seis pontos na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, e uma próximo ao Elevado da Caxangá, na Zona Oeste. Assim, o BRT terá 25 paradas no Corredor Leste-Oeste. A expectativa é de que o serviço atenda 41 mil pessoas quando estiver em pleno funcionamento.

Dois terminais, os Perimetrais III e IV, também ainda precisam ser concluídos. Os dois, juntos, receberam um investimento de R$ 18 milhões e deveriam beneficiar mais de 90 mil passageiros por dia. Apesar de já terem forma de terminal, com sinalização de paradas e placas, a falta de manutenção é denunciada pela presença de entulhos.

Mais lidas