Paralisação

Protesto, chuva e falta de transporte: o Recife travou

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 29/05/2015 às 19:25
Leitura:

Chuva piora congestionamento na Madalena / Foto: NE10

Chuva piora congestionamento na Madalena Foto: NE10

A população do Grande Recife sofreu com o desfalque de ônibus e paralisação do metrô nesta sexta-feira (26). Diversas categorias sindicais, incluindo metroviários e rodoviários, aderiram ao Dia Nacional de Paralisação contra o Projeto de Lei (PL) 4.330. A proposta está em votação no Senado e prevê a ampliação da terceirização.

Durante a manhã, apenas táxis e motos trafegavam em avenidas como a Conde da Boa Vista, no Centro, um dos principais corredores. Os terminais ficaram vazios e o metrô só funcionou em horários de pico, de 5h às 9h e das 16h às 20h. Alguns recifenses ofereceram carona para quem estava nas paradas. No entanto, veículos clandestinos, entre eles ônibus de turismo e mototáxis, se aproveitam da situação e "cobraram a passagem" em dinheiro.

Foto: Mariana Campello/ NE10



À tarde, mais de 200 manifestantes de diversas centrais sindicais de Pernambuco (CUT, CTB, UGT, CGTB, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e Rodoviários) realizaram uma passeata pelo Centro, saindo da Avenida Cruz Cabugá até o Palácio do Campo das Princesas. A manifestação deixou o trânsito complicado em alguns pontos. E apenas alguns ônibus voltaram a circular na Região Metropolitana. Mas a Avenida Conde da Boa Vista foi uma das que permaneceram desertas na maior parte do tempo. 

A estudante Joana Dias, 28 anos, e a mãe dela, Maria Gonçalves, 55, passaram mais de duas horas esperando um ônibus na avenida que seguisse para a Torre, na Zona Oeste do Recife. 

Passageiras esperam mais de duas horas por ônibus

Passageiras esperam mais de duas horas por ônibusFoto: Mariana Campello/ NE10

Além do desfalque no transporte público, a chuva que caiu a noite deixou várias vias alagadas. Sem transporte público, o número de carros nas ruas também aumentou, gerando mais congestionamentos.

Os internautas do @JCTransito informaram que pela noite os coletivos circulavam na Região Metropolitana em menor quantidade.

Mais lidas