Transporte

Após pane, passageiros descem entre estações e metrô atrasa no Recife

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 27/05/2015 às 8:11
Leitura:

Metrô foi evacuado na estação Joana Bezerra / Foto: @polimfa/Twitter

Metrô foi evacuado na estação Joana Bezerra Foto: @polimfa/Twitter

Um trem da Linha Sul do Metrô do Recife teve um problema elétrico na manhã desta quarta-feira (27), entre as estações Largo da Paz e Imbiribeira, no sentido Centro/subúrbio. Os passageiros não aguardaram o conserto e desceram da composição. Enquanto caminhavam próximo aos trilhos, outros trens não puderam circular, o que atrasou o serviço.

Passageiros desceram antes de chegar às estações

Passageiros desceram antes de chegar às estaçõesFoto: Luiz Carlos/Comuniq

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a pane aconteceu às 6h50 e foi resolvida cinco minutos depois. Porém, os passageiros já haviam puxado as alças que abrem as portas emergencialmente. Dessa forma, as rodas do trem travaram.

Segundo um passageiro, o maquinista do trem não informou ficou em silêncio e não informou qual era o problema. Leia o relato dele no Facebook do NE10:



A composição seguinte foi evacuada na estação Joana Bezerra, no Centro, para rebocá-lo. Mas, como os passageiros estavam na via, por segurança, os técnicos tiveram que aguardá-las chegar à Imbiribeira. Isso fez com que o intervalo, que normalmente é de seis minutos, aumentasse.

Além do intervalo, os transtornos foram maiores porque a Linha Sul tem nove trens nos horários de pico, das 5h30 às 8h30, e hoje funcionou com sete, o que provocou superlotação. Segundo estimativa da CBTU, aproximadamente 15 mil passageiros foram prejudicados. A linha transporta, por dia, 120 mil pessoas.

Passageiros da estação Joana Bezerra foram afetados por problemas nas duas linhas

Passageiros da estação Joana Bezerra foram afetados por problemas nas duas linhasFoto: NatashaEPR/Twitter

O trem foi levado ao pátio de manobra por volta das 7h30, horário em que a via também foi liberada. O intervalo, no entanto, só foi normalizado às 8h. Por causa dos problemas, a CBTU orienta que, em caso de falhas nas composições, os passageiros aguardem avisos oficiais e não tentem abrir as saídas de emergência.

CENTRO -Após as 8h, um trem da Linha Centro sofreu uma falha entre as estações Recife e Joana Bezerra, na área central da cidade, quando trafegava em direção ao subúrbio, trecho menos movimentado a esse horário. A composição foi recolhida após 10 minutos, mas, ainda assim, houve transtornos. Houve um acúmulo de trens no sentido contrário. Por isso, os veículos ficavam parados nas plataformas por quatro minutos, enquanto o tempo normal é de um minuto. Por dia, essa linha transporta 260 mil passageiros.

Mais lidas