Transporte Público

Passageiros devem tomar precauções em ônibus para evitar ferimentos graves em acidentes

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 26/05/2015 às 21:35
Leitura:

Apesar de não existir cinto de segurança para os passageiros, alguns cuidados podem evitar graves ferimentos / Foto: Guga Matos/ JC Trânsito

Apesar de não existir cinto de segurança para os passageiros, alguns cuidados podem evitar graves ferimentos Foto: Guga Matos/ JC Trânsito

Acidentes de trânsito envolvendo ônibus têm sido frequentes no Grande Recife. Em menos de uma semana, três colisões desse tipo deixaram um total de 43 feridos. Os choques aconteceram no bairro de Engenho Velho (Jaboatão dos Guararapes), na Várzea (Recife), e em Peixinhos (Olinda). Apesar de não existir cinto de segurança para os passageiros, alguns cuidados podem evitar graves ferimentos em casos de acidentes e até mesmo salvar vidas.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) listou algumas dicas para que os passageiros não se machuquem em caso de acidentes.

- Evite permanecer nos degraus e se debruçar nas portas.

- Em pé, mantenha-se apoiado.

- Tenha certeza que o ônibus está parado antes e embarcar e desembarcar.

- Não coloque os braços nem a cabeça para o lado de fora da janela.

- Não ande "pendurado" nas portas.

- Na parada, espere o ônibus em segurança, afastado do meio fio.

- Nunca sente no capô, mantenha distância dos degraus, das portas e não distraia o motorista.

Foto: Diego Nigro/ JC Trânsito

Todos os ônibus são parametrizados para não excederem 60 km/h, porém eles devem obedecer à velocidade determinada para a via ao qual estão trafegando. Todos os veículos são equipados com GPS e tacógrafo que, em caso de acidente, identificam a velocidade em que o veículo estava no momento do incidente. 

ACIDENTES RECENTES - O primeiro acidente ocorreu em Jaboatão dos Guararapes (19) e deixou 23 feridos, na PE-07. Um ônibus colidiu com um caminhão caçamba e um carro. O acidente aconteceu quando o motorista do ônibus perdeu o controle ao fazer uma curva na descida da PE-07 e invadiu o outro sentido da rodovia.

Já na Várzea (20), 10 pessoas ficaram feridas no choque frontal entre dois ônibus da linha Jardim Teresópolis. 

Outra colisão entre dois ônibus, da empresa Caxangá, deixou 20 feridos na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda. Os veículos, que fazem as linhas PE-15/Afogados e Xambá/Príncipe, ainda atingiram um muro, derrubaram um poste e bateram em duas motos. De acordo com a Secretaria de Trânsito e Transporte e Olinda, houve avanço de semáforo por um dos motoristas.

Mais lidas