Transporte

Começa com grande procura agendamento para Passe Livre na RMR

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 25/05/2015 às 12:40
Leitura:

Serão beneficiados 260 mil alunos de escolas públicas, além de 1,5 mil cotistas da UPE / Foto: Divulgação

Serão beneficiados 260 mil alunos de escolas públicas, além de 1,5 mil cotistas da UPE Foto: Divulgação

O agendamento para estudantes de instituições de ensino da Região Metropolitana do Recife (RMR) retirarem o Passe Livre começou, na manhã desta segunda-feira (25), com grande procura, na avaliação do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE). A entidade avalia, porém, que esse movimento já era esperado e, por isso, o atendimento foi tranquilo nas primeiras horas.

Inicialmente, os estudantes que têm direito ao benefício - alunos de escolas da rede estadual localizadas na RMR dos ensinos fundamental, médio e técnico, além de cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE) - devem marcar o horário de atendimento pelo site ou pelo telefone (81)3125.7575.

De acordo com a Urbana-PE, a página na internet é o meio mais usado e indicado. O JC Trânsito testou o contato por telefone na manhã desta segunda-feira. Após quatro tentativas com o telefone ocupado, houve uma resposta às 9h57. A gravação, repetida sete vezes até as 10h01, informava que todos os atendentes estavam ocupados. Depois, foi repetida outras doze vezes até as 10h04, quando finalmente o atendimento começou. Devem ser informados o nome e a data de nascimento do estudante e o nome da mãe.

A retirada do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) será feita a partir do dia 8 de junho, na Rua da Soledade, 259, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. Os cartões serão impressos na hora, com a apresentação de um documento original com foto, CPF e comprovante de residência.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, o ideal é que os estudantes façam o agendamento no início do período, para que garantam a retirada do cartão e já possam ter créditos no primeiro dia letivo do segundo semestre. A entrega do VEM será feita a mil estudantes por dia, com 14 guichês do posto direcionados exclusivamente a esse público. Ao todo, 260 mil alunos de escolas públicas têm direito ao benefício, além de 1,5 mil cotistas da UPE. O passe será carregado com 44 créditos por mês.

Mais lidas