Monitoramento

Trânsito do Recife deverá ter mais quatro pontos de fiscalização até o fim do mês

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 08/05/2015 às 15:38
Leitura:

Na imagem, equipamento instalado na Zona 30 do Bairro do Recife / Foto: Marcos Pastich/PCR

Na imagem, equipamento instalado na Zona 30 do Bairro do Recife Foto: Marcos Pastich/PCR

Se não é por educação, o respeito às leis de trânsito em quatro pontos do Recife agora vai acontecer pelo menos por pesar no bolso. Até o fim do mês, três equipamentos de fiscalização instalados na Avenida Agamenon Magalhães e um na Avenida Beberibe vão monitorar e multar motoristas que cometerem irregularidades.

Os equipamentos já foram instalados e estão em teste. A expectativa da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) é que entrem em funcionamento educativo até o próximo dia 15. Após um período de adaptação dos motoristas, devem começar a multar até o fim do mês.

Na Agamenon, a fiscalização será no cruzamento com a Avenida Rui Barbosa (na pista em direção a Boa Viagem), com a Rua Bandeira Filho (no sentido contrário) e na Ponte Belmiro Gouveia (para quem segue para a Avenida Conde da Boa Vista). O equipamento da Avenida Beberibe está no cruzamento com a Rua Professor José dos Anjos.

As penalidades vão para os motoristas que excederem a velocidade de 60 km/h das 6h às 22h, pararem sobre a faixa de pedestres e/ou ultrapassarem o sinal vermelho das 6h às 20h, além dos que fizerem o giro à esquerda, proibido em todos os pontos em qualquer horário.

NÚMEROS - O primeiro trimestre deste ano teve uma redução de 30% no registro de acidentes por mês na capital pernambucana. Enquanto foram 933 nesse período de 2015, os três primeiros meses do ano passado tiveram 1.334. Também houve queda de 26% no número de atropelamentos - de 36 para 26.

A CTTU relaciona essa redução ao aumento na fiscalização. Antes de 2013, eram 22 equipamentos em 11 locais. Depois disso, a área dobrou, com 26 equipamentos em 22 locais. O número de faixas de rolamento monitoradas passou de 42 para 77. A meta é acrescentar 21 faixas este ano, com mais nove aparelhos.

Mais lidas