Manifestação

Professores queimam boneco de Paulo Câmara e bloqueiam trânsito na Estrada de Belém

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 04/05/2015 às 18:55
Leitura:

Manifestantes atearam fogo em um caixão com boneco de Paulo Câmara / Foto:  Diego Nigro/JC Imagem

Manifestantes atearam fogo em um caixão com boneco de Paulo Câmara Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Os professores da rede estadual de Pernambuco contrários ao fim da paralisação decidido nesta segunda-feira (4), em assembleia, bloquearam o trânsito ateando fogo em um caixão com um boneco de Paulo Câmara na Estrada de Belém. A intervenção foi em frente ao Centro de Convenções, no sentido Olinda/Boa Viagem, no bairro de Salgadinho, em Olinda, no inicio desta noite.  

As aulas serão retomadas nesta terça-feira (5) e uma nova reunião foi marcada para o dia 21.

GREVE DOS PROFESSORES – Os profissionais deflagraram a greve em 10 de abril. Eles reivindicam a extensão do reajuste de 13,01%, previsto pelo piso nacional do magistério, para toda a categoria. Lei aprovada pelos deputados estaduais concede o aumento apenas aos professores com nível médio.

O governo aprovou na Alepe reajuste apenas para os professores com nível médio, o antigo magistério, e 0,89% de aumento para os profissionais com licenciatura plena e 10 anos de serviço.

Nos primeiros dias da paralisação, o governador Paulo Câmara determinou o corte do ponto dos profissionais que aderissem ao movimento grevista. Além disso, a portaria publicada sobre essa questão também previa a rescisão de contratos temporários e a troca de postos de trabalho dos professores de escolas de referência que participam da greve.

A postura do governador gerou ainda mais protestos da categoria e de alunos, que passaram a acompanhar os atos do Sintepe, demonstrando seu apoio aos professores.

Em nota, a Secretaria de Administração diz que foram contabilizadas 37.688 faltas, até o último dia 20, número que será descontado da folha de pagamento dos grevistas, em cumprimento à Portaria Conjunta SAD/SEE n° 15.465 de 08 de abril de 2015.

 

Mais lidas