Transporte

Trem quebra na Linha Sul e tempo de espera dobra no Metrô do Recife

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 13/04/2015 às 8:32
Leitura:

Estações ficaram cheias por causa do problema / Foto: Dinaldo Neto via Comuniq

Estações ficaram cheias por causa do problema Foto: Dinaldo Neto via Comuniq

Um trem que estava com infiltração devido ao ar condicionado foi recolhido na manhã desta segunda-feira (10) para conserto, deixando o sentido Centro/subúrbio da Linha Sul do Metrô do Recife com intervalos maiores. Isso afetou pelo menos 2 mil passageiros dos 120 mil que circulam na linha por dia.

Enquanto o tempo normal de espera para o início da manhã, no horário de pico, que vai das 6h às 8h30, é de sete minutos, passou a ser de 14 minutos nessa direção. Um trem estava na estação Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e o seguinte no Largo da Paz, na Zona Oeste do Recife, deixando as outras sem locomotivas e as plataformas cheias.

Para os passageiros que seguiam no sentido contrário, no entanto, era de três minutos.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), não houve paralisação na linha, mas uma desregulação entre as 7h45 e as 8h, que acabou impactando os usuários. Passageiros reclamaram usando o Comuniq.

No momento em que o trem quebrou, havia oito trens em circulação na Linha Sul, passando para sete após o recolhimento do trem. Normalmente, seis trens circulam na linha das 5h às 6h30, passando para nove às 6h30 e voltando aos seis a partir das 8h30.

Para compensar os transtornos gerados, a CBTU colocará mais dois trens e passa a recolher os que já estão em circulação às 8h30, ampliando o horário de pico em meia hora.

MAIS PROBLEMAS - O VLT - veículo leve sobre trilhos - também quebrou esta manhã e ficou sem circular por duas horas, das 6h30 às 8h30. O defeito mecânico foi na estação Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho. No momento em que outro veículo foi rebocá-lo, não foi possível fazer a acoplagem.

Segundo a CBTU, cerca de 200 pessoas foram afetadas. Morador do Cabo, Geraldo Pereira acabou desistindo de pegar o VLT para chegar ao Recife de ônibus após esperar por uma hora na estação Santo Inácio. Por dia, são 34 viagens, com 50 minutos de intervalo e transportando 4 mil pessoas.

Mais lidas