Congestionamentos

Manhã de chuva e alagamentos no Recife

Amanda Miranda Amanda Miranda
Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 24/03/2015 às 7:32
Leitura:

Avenida Mascarenhas de Moraes, próximo à Universo, é uma das vias alagadas / Foto: Diógenes Batista via Comuniq

Avenida Mascarenhas de Moraes, próximo à Universo, é uma das vias alagadas Foto: Diógenes Batista via Comuniq

Com chuva e maré alta, a Região Metropolitana do Recife tem uma manhã de trânsito complicado em várias áreas, nesta terça-feira (24), devido aos alagamentos. Avenida Mascarenhas de Moraes, Largo do Cabanga, Avenida Norte e Avenida Recife são algumas das vias mais problemáticas.

Rua Potengy, no Ipsep, ficou cheia

Rua Potengy, no Ipsep, ficou cheiaFoto: @hindiaa/Twitter

O bairro do Ipsep, na Zona Sul da capital pernambucana, é um dos mais afetados. Estão alagados pontos como as proximidades da entrada do Ibura, a Rua Potengy e a Rua Jean Emille Favre.

A Avenida Mascarenhas de Moraes está com dois principais pontos de alagamento: sob o Viaduto Tancredo Neves e em frente à faculdade Universo, ambos no sentido Imbiribeira/Afogados. Por isso, o congestionamento na via vai desde o Aeroporto Internacional dos Guararapes até a Ponte Motocolombó.

BR-101 também alagou

BR-101 também alagouFoto: @SamukaSilva1/Twitter

A BR-101 ficou alagada, nas proximidades da Master Boi. O trânsito ficou complicado desde o Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife, para quem seguia em direção a Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Também em Jaboatão, o Conjunto Marcos Freire alagou.

Pelo menos sete semáforos foram afetados. Um deles, o de número 208, fica no cruzamento entre a Avenida Dr. José Rufino e a Rua Itaenga, na Zona Oeste. O outro é o 237, na Rua Real da Torre, em frente à Escola Joaquim Távora, na mesma região da cidade. Apresentaram defeitos ainda o 101, na Rua Jean Emille Favre, e o 510, na Rua Imperial com a Travessa do Raposo. Há reclamações também sobre a Avenida Beberibe, na Zona Norte, não confirmadas.

Duas árvores caíram na Avenida Liberdade, na Zona Oeste, derrubando postes e bloqueando o trânsito. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi acionada.

De acordo com a tábua de marés, elaborada pela Marinha, o maior nível, 2,3 metros, foi alcançado às 6h41. Porém, volta a baixar em seguida, chegando a 0,3 metro às 12h58. Assim, a tendência é que os alagamentos diminuam.

A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) é de chuva, o que é resultado de instabilidades associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e à ocorrência de grandes acúmulos de chuva nos últimos dois dias.

No Recife, as equipes da Defesa Civil podem ser acionadas pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento e funciona 24h. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) pode ser acionada pelo 0800.081.1078.

Acompanhe as notícias de trânsito em tempo real pelo Twitter @jctransito:

Mais lidas