Manifestação

Em paralisação, funcionários da Hemobrás protestam no Pina

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 19/03/2015 às 11:42
Leitura:

Manifestantes aproveitam semáforo fechado para expor faixas / Foto: @Cauehnjovino/Twitter

Manifestantes aproveitam semáforo fechado para expor faixas Foto: @Cauehnjovino/Twitter

Sem provocar congestionamentos, cerca de 100 trabalhadores da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, a Hemobrás, realizam um ato em frente à sede da instituição, no Pina, na Zona Sul do Recife, nesta quinta-feira (19).

Os manifestantes reivindicam melhores condições de trabalho, como um local mais adequado para a alimentação dos profissionais em Goiana, na Zona da Mata, e a conclusão das obras na unidade.

São cerca de 100 manifestantes

São cerca de 100 manifestantesFoto: @Cauehnjovino/Twitter

De acordo com a Rádio Jornal, também está na pauta do grupo a nomeação de aprovados em concurso público que, segundo eles, não foram convocados ainda porque trabalhadores terceirizados ocupam vagas.

A manifestação começou por volta das 8h. Desde então, os trabalhadores aproveitam os momentos em que o semáforo no Polo Pina fecha para mostrar aos motoristas as reivindicações através de faixa. Uma das faixas era ocupado por um carro de som, mas o veículo foi retirado por volta das 11h.

Os funcionários da Hemobras estão em paralisação por 24 horas. Uma nova assembleia será realizada às 14h. Na reunião, eles podem deflagrar greve por tempo indeterminado.

A Hemobras se posicionou por nota. Leia na íntegra:

"A direção da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) informa que, durante as negociações do Acordo Coletivo 2014/ 2015, foi apresentada uma proposta levando em consideração a atual conjuntura econômica do país. A proposta da Empresa consiste em reajuste salarial com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) do período, licença paternidade de seis dias úteis, liberação de um dia por semana para um dirigente sindical sem ônus para o sindicato, adesão ao Programa Cultura do Trabalhador, entre outras cláusulas sem impacto financeiro.

Quanto à situação dos profissionais terceirizados, a Hemobrás esclarece que vem cumprindo rigorosamente o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público Federal em novembro de 2014, com a finalidade de substituição gradativa dos terceirizados de nível médio. O cronograma prevê a substituição até a data final da validade do concurso em 2017. No entanto, vale salientar que o processo de substituição começou antes mesmo da assinatura do TAC e será finalizado até o final deste ano.

No que se refere aos cargos em comissão, a decisão mais recente do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, André Damasceno, do dia 25 de fevereiro é favorável à Hemobrás e suspendeu os efeitos da sentença de ação civil pública do Ministério Público do Trabalho que determinava o desligamento das pessoas ocupando cargos em comissão com atribuições de direção, chefia e assessoramento.  A decisão do presidente do TRT da 10ª Região baseou-se no risco da empresa ter que afastar as pessoas ocupantes de empregos em comissão – num percentual aproximado de 20% de sua força de trabalho – antes do trânsito em julgado da decisão e na viabilidade do processamento e provimento do recurso em revista interposto pela Empresa no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Em relação ao aumento do quadro efetivo, a Hemobrás informa que, entre os meses de novembro de 2013 e março de 2015, houve um aumento de 224% no número de empregados públicos, passando de 45 para 146 pessoas.

Por fim, a Hemobrás garante que não haverá desabastecimento dos medicamentos distribuídos pela estatal."

Mais lidas