Protesto

Ato pró-Dilma marca território sem congestionar artérias principais do Recife

Eudes
Eudes
Publicado em 13/03/2015 às 12:35
Leitura:

Avenida Conde da Boa Vista foi interditada por uma hora / Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

Avenida Conde da Boa Vista foi interditada por uma hora Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

Dois protestos encabeçados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) bloquearam vias como a Avenida Conde da Boa Vista e a Avenida Guararapes, no Centro do Recife, na manhã desta sexta-feira (13). No entanto, o principal ato, envolvendo centrais sindicais, movimentos sociais e a militantes do partido da presidente Dilma Rousseff, o PT, não provocou grandes congestionamentos em outras áreas da capital, como acontece em manifestações que ocupam a Avenida Agamenon Magalhães, por exemplo.

A concentração desse ato começou por volta das 7h30, no Parque 13 de Maio, com cerca de 100 pessoas. Duas horas depois, o número de manifestantes chegava a mil, incluindo políticos locais, como os ex-prefeitos do Recife João Paulo e João da Costa e a presidente estadual do PT, Teresa Leitão.

Fernando da Hora/JC Imagem
- Fernando da Hora/JC Imagem
Fernando da Hora/JC Imagem
- Fernando da Hora/JC Imagem
Fernando da Hora/JC Imagem
- Fernando da Hora/JC Imagem
Fernando da Hora/JC Imagem
- Fernando da Hora/JC Imagem
Fernando da Hora/JC Imagem
- Fernando da Hora/JC Imagem
Fernando da Hora/JC Imagem
- Fernando da Hora/JC Imagem
Fernando da Hora/JC Imagem
- Fernando da Hora/JC Imagem


Inicialmente, o grupo ficou na calçada lateral da Câmara dos Vereadores, bloqueando apenas uma faixa da Rua do Hospício para estacionar o carro de som. Pelo pouco espaço, o percurso do BRT foi alterado, dando a volta na praça ao lado da estação. Nesse momento, as reivindicações foram apresentadas através de faixas e panfletos distribuídos.

Estão na pauta da mobilização a defesa da Petrobras como empresa estatal, diante do escândalo de corrupção investigado na Operação Lava Jato; o pedido de revogação das medidas provisórias 664 e 665, que fazem mudanças em benefícios como o seguro-desemprego, motivo por que as centrais sindicais também protestaram na semana passada; e a defesa de um plebiscito para a sobre a Constituinte para reforma do sistema político, defendido pela presidente durante a campanha eleitoral do ano passado.

Foto:

Apesar de estar junto à militância petista, a CUT negou que o ato tenha sido em favor de Dilma Rousseff. "Ser contra as medidas não é ser contra o governo. E defender a democracia não é ser a favor do governo também", afirmou o presidente da central sindical em Pernambuco, Carlos Veras.

Eram 9h30 quando os manifestantes desceram a calçada e passaram a ocupar as quatro faixas da Rua do Hospício, bloqueando o trânsito nos dois sentidos. Lá, o grupo fez uma ciranda. O JC Trânsito fez a cobertura em tempo real pelo Twitter.

O ato saiu com cerca de 2 mil pessoas por volta das 10h30, seguindo pela Avenida Conde da Boa Vista. A via já estava bloqueada, próximo ao cruzamento com a Rua da Soledade, por professores da rede estadual de Pernambuco.

Os docentes, que estavam em aproximadamente 600 pessoas, iniciaram a manifestação pela Rua Dom Bosco, no fim da assembleia em que decretaram estado de greve. Pegando a Rua Manoel Borba e a Rua das Ninfas, bloquearam o trânsito na Conde da Boa Vista.

A categoria reivindica reajuste salarial para todos os 25 mil profissionais em Pernambuco. O Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o Projeto de Lei que reajusta o piso dos trabalhadores, com efeito retroativo a janeiro deste ano. O aumento de 13,01% no piso beneficiará apenas 4,6 mil docentes. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) é ligado à CUT.

Os dois protestos se uniram e seguiram pela Avenida Guararapes, até chegar à Praça da Independência. Todas as vias do Centro do Recife, algumas congestionadas durante o protesto e outras bloqueadas pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) como estratégia para tentar dar fluidez ao tráfego, foram liberadas ao meio-dia. Os manifestantes estacionaram o carro de som e ficaram na praça. Está marcado para o próximo domingo (15) um protesto com ideias contrárias aos desta sexta, a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Mais lidas