Manifestação

Ambulantes param o trânsito no Centro e prometem novo protesto nesta sexta

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 26/02/2015 às 18:47
Leitura:

Trabalhadores culpam a gestão do prefeito Geraldo Júlio e do secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga / Foto:  Sérgio Bernardo/JC Imagem

Trabalhadores culpam a gestão do prefeito Geraldo Júlio e do secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Membros do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal do Recife (Sintraci) que foram retirados da Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, atearam fogo em pneus paralisando o trânsito na Avenida Cruz Cabugá, próximo à Assembleia de Deus, nos dois sentidos da via, na noite desta quinta-feira (26). O presidente do Sintraci afirmou que acontecerá um novo protesto nesta sexta-feira (27), pela manhã. A situação foi controlada por volta das 19h15.   

Os trabalhadores culpam a gestão do prefeito Geraldo Júlio e do secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, pela ação."É necessária a construção de shoppings populares para os trabalhadores. Vamos continuar as ações com fechamento de avenidas em toda a cidade do Recife até abrir um canal de diálogo. O próximo ato será nesta sexta", alertou Severino Salto Alves, presidente do Sintraci, sem dizer o local e o horário de encontro.  

Foto: Mariana Campello/JC Trânsito

Por outro lado, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) informou por meio de nota que o ordenamento do comércio foi realizado com base no diálogo e tem como principal objetivo resgatar a mobilidade dos pedestres que frequentam a área diariamente. Somente serão autorizados a realizar vendas os ambulantes cadastrados pela secretaria. O órgão informou que os trabalhadores foram avisados previamente da operação. Foram autorizados a atuar na via 75 ambulantes de maneira provisória e obedecendo as regras estabelecidas pela Semoc. Entre as regras estão a utilização de apenas um equipamento com medidas 1 m x 1 m e a proibição da manipulação de alimentos. Cerca de 20 fiscais da prefeitura realizam monitoramento da avenida diariamente. 

Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Leia a íntegra da nota oficial enviada pela Prefeitura do Recife:

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) informa que o ordenamento do comércio informal da Avenida Conde da Boa Vista foi feito baseado no diálogo e tem como objetivo resgatar a mobilidade dos milhares de pedestres que passam pela via diariamente. Agora, em toda a via, só estão autorizados a realizar vendas os ambulantes cadastrados pela secretaria. Todos os comerciantes foram avisados da ação através de comunicados oficiais distribuídos pela Semoc, assegurando a transparência na operação. No total, 75 comerciantes foram autorizados a atuar na via de maneira provisória e obedecendo as regras estabelecidas pela secretaria, como a utilização de apenas um equipamento com medidas 1 m x 1 m e a proibição da manipulação de alimentos. É importante salientar que, para garantir o ordenamento destas ações, cerca de 20 fiscais da pasta fazem o monitoramento da via diariamente.

Os comerciantes cadastrados, ao longo de 2015, serão realocados para os quatro terrenos adquiridos pela secretaria – três na Rua da Saudade e um na Rua 7 de Setembro. Os espaços contarão com  uma estrutura organizada para clientes e ambulantes e os projetos de todos os espaços já estão sendo elaborados.

A Secretaria de Governo e Participação Social informa que recebeu na manhã desta quinta-feira (26) uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife (SINTRACI), conforme havia sido acordado no primeiro encontro na manhã da quarta-feira (25). Conforme solicitado pelo sindicato, a gestão apresentou retorno a todos os itens da pauta apresentada no primeiro encontro. A administração municipal reforça a disposição para a manutenção do diálogo pacífico com a categoria para a solução de possíveis impasses.

REORDENAMENTO -  O reordenamento do comércio informal no centro está sendo realizado desde do início do ano, pela  Semoc. Até o momento, mais de 200 ambulantes foram retirados. Até o fim de 2015 eles serão transferidos para shoppings populares que serão construídos em terrenos adquiridos no bairro da Boa Vista.


Mais lidas