Atrasos

Oito meses após inauguração, esteira e escada rolante da passarela do aeroporto não funcionam

Lorena Barros
Lorena Barros
Publicado em 23/02/2015 às 13:28
Leitura:

Nenhuma das esteiras rolantes da passarela está funcionando / Foto: Lorena Barros / JC Trânsito

Nenhuma das esteiras rolantes da passarela está funcionando Foto: Lorena Barros / JC Trânsito

Uma das poucas obras inauguradas a tempo para a Copa do Mundo de 2014 (mas com nove meses de atraso), a passarela que liga o Aeroporto Internacional do Recife ao Terminal Integrado do Aeroporto, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, ainda não funciona completamente.

Com 460 metros de comprimento, a passarela cruza a Avenida Mascarenhas de Morais e conta com uma escada rolante, elevador e seis esteiras rolantes - três em cada sentido - para facilitar a locomoção dos passageiros. A grande maioria desses equipamentos, porém, não funciona - a exceção é o elevador.

O problema foi notado pelo internauta Rafael Durval, de 20 anos, que através do ComuniQ denunciou a situação da obra. Rafael trabalha no aeroporto há pouco mais de um mês e utiliza a passarela diariamente. Ele afirma que nunca viu nenhum dos equipamentos além do elevador funcionando: "Ao fazer a denúncia eu não pensei só em mim, ainda sou jovem e não tenho problemas para atravessar a passarela, mas me preocupo com pessoas idosas, que levam até 20 minutos para atravessar um caminho tão extenso".

Nesta segunda-feira (23) a equipe do JC Trânsito foi ao local e confirmou o relatado pelo internauta: nenhuma das esteiras, que deveriam facilitar a travessia de passageiros - principalmente aqueles que levam volumes -, funcionava. Assim como a escada rolante, que nunca entrou em operação.

Lorena Barros / JC Trânsito
No terminal integrado, a sinalização da passarela ainda é improvisada - Lorena Barros / JC Trânsito
Lorena Barros / JC Trânsito
A escada rolante que leva os passageiros do terminal integrado à passarela nunca funcionou - Lorena Barros / JC Trânsito
Lorena Barros / JC Trânsito
O problema no funcionamento da escada, assim como nas esteiras, teria ocorrido porque a passarela não opera com a capacidade de energia suficiente - Lorena Barros / JC Trânsito
Lorena Barros / JC Trânsito
Apesar de nenhuma das esteiras funcionarem, apenas uma delas está com o aviso de equipamento "em manutenção" - Lorena Barros / JC Trânsito
Lorena Barros / JC Trânsito
Apesar de estar em manutenção, algumas esteiras não contém nenhum aviso - Lorena Barros / JC Trânsito
Lorena Barros / JC Trânsito
Aqueles que atravessam a passarela não podem contar com as esteiras e precisam caminhar os mais de 400 metros até o outro lado - Lorena Barros / JC Trânsito


O problema já havia sido constatado pelo JC Trânsito há seis meses. E só aumentaram. Àquela época, apenas três das seis esteiras rolantes estavam operando. A escada rolante também não funcionava e aqueles que seguiam do Terminal Integrado para o aeroporto só podiam subir de elevador ou de escada convencional. A assessoria de imprensa da Secretaria de Cidades informou, naquele mês, que os problemas ocorriam devido à pouca capacidade de energia no local e que a situação se normalizaria no fim de agosto.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Secretaria das Cidades afirmou que está providenciando a contratação de uma empresa que construirá a substração de energia, para normalizar o funcionamento dos equipamentos elétricos. Como o processo está em fase de contratação, ainda não há prazo para o início dos serviços.

Mais lidas