Carnaval

Trânsito do Recife começa a mudar nesta quarta para receber o Galo

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 10/02/2015 às 21:31
Leitura:

Haverá restrição de circulação para carros particulares das 14h às 5h em alguns pontos / Foto: Ricardo Labastier/ JC Imagem

Haverá restrição de circulação para carros particulares das 14h às 5h em alguns pontos Foto: Ricardo Labastier/ JC Imagem

A escultura do Galo da Madrugada começará a ser montada na noite desta quarta-feira (11), na Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife. Mas, para que a capital pernambucana receba a estrutura que tem a cara do seu Carnaval, é preciso fazer mudanças no trânsito, bloqueando o tráfego na ponte por onde passam dezenas de linhas de ônibus diariamente. A interdição começa às 22h.

Uma dica é pegar o ônibus na parada onde desceu. Saiba por onde vão passar os coletivos:

Medidas no trânsito têm sido tomadas para estimular os foliões a deixar o carro em casa e ir de ônibus ou táxi

Medidas no trânsito têm sido tomadas para estimular os foliões a deixar o carro em casa e ir de ônibus ou táxiFoto: Alexandre Gondim/JC Imagem

RECIFE ANTIGO - Devido à abertura do Carnaval do Recife, nesta sexta-feira (13), às 14h, outros bloqueios serão montados. A Ponte Maurício de Nassau e o Bairro do Recife - com exceção da Avenida Cais do Apolo e de um trecho da Rua Madre de Deus - ficarão fechados durante toda a folia. 

Haverá restrição de circulação para carros particulares das 14h às 5h em alguns pontos. A Ponte Princesa Isabel ficará fechada no sentido Parque 13 de Maio/Bairro do Recife, fazendo com que os motoristas tenham que seguir pela Rua da Aurora, pegando a do Limoeiro, que terá acesso apenas para quem for estacionar nas 1,3 mil vagas disponibilizadas pela Prefeitura do Recife no edifício-sede e nos tribunais regionais do Trabalho e Federal, localizados na Avenida Cais do Apolo. A Ponte Giratória ficará disponível para os Expressos da Folia e os motoristas que forem estacionar no Paço Alfândega, enquanto houver vagas. A Ponte Buarque de Macedo também terá bloqueio.

No dia do Galo da Madrugada, o Sábado de Zé Pereira (14), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano fechará os bairros de São José e Santo Antônio. A Avenida Sul será interditada a partir do antigo pontilhão, enquanto o Cais José Estelita ficará aberto apenas para ônibus e táxis com passageiros.

Capital pernambucana receba a estrutura que tem a cara do seu Carnaval

Capital pernambucana receba a estrutura que tem a cara do seu CarnavalFoto:

TRANSPORTE - De acordo com a CTTU, as medidas no trânsito têm sido tomadas para estimular os foliões a deixar o carro em casa e ir de ônibus ou táxi. O Recife tem aproximadamente 6,1 mil veículos cadastrados, porém, após acordo com outros municípios da Região Metropolitana, o número de táxis passará para 9 mil durante o Carnaval.

Também haverá a opção dos ônibus comuns e dos Expressos da Folia, coletivos que vão operar a partir das 7h do Sábado de Zé Pereira, saindo dos shoppings Recife e RioMar, na Zona Sul, além do Plaza, na Zona Norte, e do Tacaruna, no Centro. A partir do domingo, a linha também atenderá o Boa Vista, na área central. A passagem custará R$ 6, com direito a ida e volta. Além disso, apresentando a pulseira de identificação, os motoristas podem estacionar nos centro de compras pagando a tarifa simples para todo o período.

No dia do Galo, serão 25 ônibus. Quem pegar no Plaza e no Tacaruna desembarca na Avenida Martins de Barros, próximo ao Cais de Santa Rita. Quem optar pelos malls da Zona Sul desembarcará no Cais. Na volta, os passageiros deverão pegar o coletivo até as 18h, na Rua Madre de Deus, próximo ao cruzamento com a Rua Professor Aloísio Magalhães.

Os foliões que forem ao Recife Antigo à noite podem pegar o Expresso a partir das 18h e até as 5h - nos outros dias a operação começa às 15h. O desembarque para quem pegar o ônibus no Plaza, no Tacaruna e no Boa Vista é na Avenida Cais do Apolo. Quem sair do RioMar ou do Recife desce na Rua Madre de Deus.

Mais lidas