Segurança

Cerca de 200 ônibus foram depredados em fim de semana de clássico e Virgens

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 03/02/2015 às 16:50
Leitura:

Cenas do último fim de semana logo após o jogo entre Santa Cruz e Sport / Foto: Gustavo Belarmino/NE10

Cenas do último fim de semana logo após o jogo entre Santa Cruz e Sport Foto: Gustavo Belarmino/NE10

Não é novidade. Basta que haja um jogo de futebol entre os três principais times da Capital, ou algum grande evento nas cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), que cenas como pessoas "surfando" em coletivos ou depredando-os já são esperadas. E no último fim de semana não foi diferente: o número de ônibus avariados no desfile das Virgens de Verdade Abraça Brasil, ocorrido na Orla de Olinda, foi equivalente a aproximadamente 20% do total de coletivos depredados durante os quatro dias de Carnaval do ano passado.

Além dos 123 ônibus atingidos nas Virgens de Verdade, no mesmo dia, outros 23 foram avariados em decorrência do jogo entre Náutico e Salgueiro pelo Campeonato Pernambucano. No sábado (31), o clássico entre Santa Cruz e Sport deixou a marca de 54 ônibus avariados. Os dados do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) mostram que quem acaba pagando a conta é a própria população, com 200 coletivos prejudicados em apenas um fim de semana.

Foto: Gustavo Belarmino/NE10

Os números impressionam também em relação ao Carnaval. Enquanto houve 489 ônibus depredados em 2013, em 2014 esta quantidade subiu para 676. Entre os itens mais avariados estão as janelas corrediças laterais, o para-brisa dianteiro e os alçapões de teto. E as depredações não se resumem aos ônibus: também neste fim de semana os maquinistas do metrô do Recife resolveram paralisar as atividades alegando falta de segurança no dia do Clássico das Multidões.

Foto: Facebook/Sindmetro-PE

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar, há um reforço policial todos os fins de semana que possuem grandes eventos ou jogos de futebol, principalmente nas proximidades dos terminais integrados e das estações de metrô. A assessoria informou que está em diálogo constante com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano e com o Grande Recife Consórcio de Transporte para tentar conter as depredações a coletivos. Os números de quantos policiais farão o reforço para este sábado e domingo só serão divulgados na sexta-feira (6), quando há uma reunião de análise operacional para definir os números de acordo com os eventos que forem ocorrer.

Mais lidas