Zona Oeste

Com mais de um ano de atraso, Túnel da Abolição deve ser inaugurado em março

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 27/01/2015 às 20:08
Leitura:

Túnel da Abolição integra o conjunto das obras do Corredor Exclusivo de BRT do eixo Leste/Oeste / Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem

Túnel da Abolição integra o conjunto das obras do Corredor Exclusivo de BRT do eixo Leste/Oeste Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem

Foi estipulada mais uma data para a inauguração do Túnel da Abolição, que integra o conjunto das obras do Corredor Exclusivo de BRT (Bus Rapid Transit) do eixo Leste/Oeste: 15 de março deste ano. O túnel, localizado no cruzamento entre a Rua Real da Torre e a Av. Caxangá, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, interdita um trecho da Rua Real da Torre desde o começo de 2013. E obriga os motoristas a desviar por vias auxiliares, com menor capacidade, causando grandes retenções. 

A decisão da nova data foi tomada nesta terça-feira (27) pelo governador Paulo Câmara, após uma reunião com o secretário de Cidades, André de Paula, no Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife. A obra está orçada em R$ 16 milhões.

A intervenção, que foi paralisada em dezembro de 2014 por questões técnicas, será retomada neste sábado (31). A fase final das obras está divididas em duas partes. A primeira está relacionada ao campo viário, com o término da implantação da estrutura de pavimentação asfáltica. A outra tem o foco na impermeabilização do equipamento, devido ao solo úmido na área.

O túnel tem como objetivo ajudar a mobilidade em um dos principais pontos de retenção do corredor Caxangá/Benfica, melhorando a velocidade média no tráfego misto e do corredor Leste/Oeste do BRT. Após a inauguração, a circulação passará a dispor de três faixas de rolamento livre sem interrupções na Rua Real da Torre e mais duas no prolongamento da Avenida Caxangá. Além de aumentar a capacidade no fluxo de veículos, de 4.620 carros por hora para 8.250 veículos.

Mais lidas