R$ 140 mil

Com quase um ano de atraso ciclovia no Grande Recife fica para junho de 2015

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 28/12/2014 às 20:20
Leitura:

Árvores já existiam antes da construção da ciclovia e não foram retiradas para preservar a arborização na área / Foto: Elvis de Lima/ NE10

Árvores já existiam antes da construção da ciclovia e não foram retiradas para preservar a arborização na área Foto: Elvis de Lima/ NE10


A obra que deveria ficar pronta antes da Copa do Mundo 2014 agora só deve ser inaugurada no fim do primeiro semestre de 2015. A ciclovia terá 500 metros e interligará a praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, à de Boa Viagem, no Recife. 

Quem passa diariamente pelo local percebe a ausência de trabalhadores há várias semanas antes do fim do ano

Quem passa diariamente pelo local percebe a ausência de trabalhadores há várias semanas antes do fim do anoFoto: Elvis de Lima/ NE10

Quem passa diariamente pelo local percebe a ausência de trabalhadores há várias semanas antes do fim do ano. Apesar disso, a Prefeitura de Jaboatão, responsável pelas obras, garante que os serviços estão em andamento. A ampliação custará R$ 140 mil ao município.

O primeiro prazo previsto para conclusão dos serviços foi fevereiro de 2014. De lá pra cá, boa parte da ciclovia ficou pronta, mas o principal trecho que liga as ciclovias de Jaboatão ao Recife sequer foi alterado.

"Quando a obra for concluída ficará bem melhor de passar pelo local", comenta Carlos

"Quando a obra for concluída ficará bem melhor de passar pelo local", comenta CarlosFoto: Elvis de Lima/ NE10

Um das curiosidades dessa ciclovia é que num trecho dela há vários coqueiros bem no meio da pista. Quem pretende passear pelo local terá que ter bastante cuidado. A prefeitura de Jaboatão explica que as árvores já existiam antes da construção da ciclovia e que não foram retiradas para preservar a arborização na área.

"Esses coqueiros vão atrapalhar muito. Pode acontecer até acidentes", comentou o vigilante Elias Silva, 22 anos. Para o ciclista, a vantagem é que que não haverá mais a concorrência com os carros e os pedestres. Já para o pedreiro Carlos José da Silva, 30, os coqueiros não devem atrapalhar tanto, mas os ciclistas terão que prestar atenção. "Quando a obra for concluída ficará bem melhor de passar pelo local. Estou pensando até em vir com a minha família para fazer um passeio". 



A autônoma Vânia Santos, 38, questionou a demora para conclusão da obra. "Eles deveriam ter previsto um tempo maior para não deixar a população acreditando em um prazo que eles não podiam cumprir" disse Vânia. Para Marcelo José, 23, auxiliar de logística, a ciclovia vai aumentar a segurança para quem passa pelo local. "Sempre que tenho folgas do trabalho venho aqui para me exercitar e jogar com os amigos. Não vejo os coqueiros como problema, mas bem que a obra poderia ter ficado pronta a mais tempo" comentou Marcelo.

Coqueiros não devem atrapalhar tanto, mas os ciclistas terão que prestar atençãoCarlos José da Silva, 30 anos

PROJETOS - Quando a ciclovia estiver pronta, Jaboatão dos Guararapes terá aproximadamente três quilômetros de pista para os ciclistas. Aproveitando a visibilidade que os investimentos em meios alternativos vêm recebendo, a prefeitura da cidade está elaborando um projeto que prevê a criação de uma orla com ciclofaixa onde foi feita a engorda das praias. Com a execução do projeto, a faixa para bicicletas da cidade também estará ligada à do Paiva, tornando possível que um ciclista saia da Zona Sul do Recife e siga até o Cabo de Santo Agostinho com segurança.

Mais lidas