Sem previsão de volta

Após queda de energia, metrô amanhece sem funcionar no Recife

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 18/12/2014 às 6:47
Leitura:

Na Estação Camaragibe, da linha Centro, os passageiros se depararam com portões fechados / Foto: @david_pfc / Twitter

Na Estação Camaragibe, da linha Centro, os passageiros se depararam com portões fechados Foto: @david_pfc / Twitter

A manhã desta quinta-feira (18) foi complicada para os quase 400 mil passageiros do metrô do Recife. Por causa da queda de energia que atingiu a Região Metropolitana do Recife nesta madrugada, todas as linhas do metrô pararam de funcionar. No decorrer da manhã, o funcionamento da Linha Sul e o ramal Jaboatão da linha Centro voltou a normal. O ramal Camaragibe da linha Centro, porém, ainda está parcialmente parado, sem previsão para retorno.

Na estação Aeroporto, da linha Sul, muitos passageiros foram pegos de surpresa com o aviso "Sem previsão para voltar" colado nas portas fechadas. Ainda antes das 6h, as paradas da linha TI Aeroporto/Afogados (que realiza um itinerário semelhante ao das primeiras estações da linha) estavam mais cheias do que o habitual. Funcionários do local afirmaram que até eles foram pegos de surpresa e precisaram encontrar outra forma de chegar à estação. Um metrô, que seguia no sentido Centro e estava operando no local no momento da queda de energia por volta das 23h, ficou parado na estação. 

Na Estação Aeroporto, os passageiros foram pegos de surpresa com o aviso de que não havia previsão para o retorno dos trens

Na Estação Aeroporto, os passageiros foram pegos de surpresa com o aviso de que não havia previsão para o retorno dos trensFoto: Lorena Barros / JC Trânsito

No Centro do Recife, as linhas de ônibus circulares, que saem da estação terminal Recife - que atende às linhas Centro e Sul - saíam do terminal com número reduzido de passageiros; no Cais de Santa Rita, a parada que atende aos ônibus estava lotada. Na estação Joana Bezerra, a movimentação de passageiros também era menor do que o normal.

A linha Sul começou a ser normalizada por volta das 7h15, mas, nos auto-falantes das estações, os informativos eram de que o ramal Camaragibe, da estação Centro, ainda não havia voltado a funcionar. Estão paradas as estações Coqueiral, Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme & Damião e Camaragibe. A sugestão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para os passageiros que desejarem seguir para Camaragibe é de que eles sigam pelo ramal Jaboatão e descam na estação do Barro, pegando um ônibus para Camaragibe no local.

APAGÃO - Por volta das 23h dessa quarta-feira (17), um apagão atingiu a Região Metropolitana do Recife e algumas cidades do interior do Estado. Segundo a Rádio Jornal, um cabo teria sido danificado no bairro do Bongi, causando um curto-circuito e desligando a outra subestação, a Joairam. Por volta da 0h35, a energia começou a retornar em algumas áreas do Recife, mas, segundo internautas, alguns locais continuam sem energia na manhã desta quinta. 

Mais lidas