Protesto

Manifestantes bloqueiam a PE-60

Angélica Souza
Angélica Souza
Publicado em 20/11/2014 às 6:46
Leitura:

Os trabalhadores protestam por conta de salários atrasados / Foto: @jc_pe

Os trabalhadores protestam por conta de salários atrasados Foto: @jc_pe

Um protesto dos trabalhadores de Suape bloqueia os dois sentidos da PE-60, nas imediações da Refinaria Abreu e Lima, assim como o sentido Leste e Sul da entrada da refinaria, em Ipojuca, município da Região Metropolitana do Recife, na manhã desta quinta-feira (20). 

O trânsito é complicado no local, alguns trechos da via estão bloqueados com objetos queimados. Uma fila de ônibus dos trabalhadores está estacionada ao longo da via. O membro do Sintepav, Leodelson Bastos, afirmou que os manifestantes permanecerão na via até as 14h. Segundo internautas, o trânsito chega até a entrada do Cabo e muitos motoristas cometem infrações para fugir do protesto, como entrar na contramão para pegar o sentido oposto da via.

A Polícia Militar precisou utilizar a força para liberar a via. Por volta das 10h20 o Batalhão de Choque apreendeu 11 trabalhadores por desacato, desobediência e dano ao patrimônio. Segundo o Coronel Roberto Galindo, o uso da força não se configura como abuso de poder, ele afirmou que "abuso de poder é impedir o direito de ir e vir". 

De acordo com o Batalhão da Polícia Rodoviária, a alternativa é pegar a PE-42, que vai para Ipojuca, e a PE-73, que vai para Rio Formoso. Outra opção é utilizar a Rota do Atlântico, seguindo pela BR-101 e entrando na PE-28. Por volta das 11h, os bomebeiros apagaram o fogo e após o processo de resfriamento, a via foi liberada.

Na manhã dessa quarta-feira (19) os trabalhadores da refinaria realizaram um protesto que saiu do Ministério do Trabalho e Emprego, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, até o Palácio do Campo das Princesas, na área central da cidade. O trânsito também ficou complicado durante toda a manhã.

SALÁRIOS ATRASADOS - Os trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima protestam por conta do atraso nos salários que deveriam ser pagos pela Alumini Engenharia, uma empresa terceirizada que afirma que não recebeu da Petrobras o repasse do dinheiro referente ao salário dos trabalhadores.

Segundo Aldo Lima, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE), cerca de seis mil trabalhadores estão com salários e benefícios como vale alimentação atrasados. No último dia 11, a justiça determinou que a Petrobras deveria repassar às empresas a verba referente aos pagamentos dos salários e demais benefícios, o que não foi cumprido até o momento.

Na noite dessa quarta-feira (19), após protesto realizado no Centro do Recife, a juíza do Trabalho Josimar Mendes da Silva Oliveira, da 1ª Vara do Trabalho de Ipojuca, determinou prazo de 48 horas para que a Petrobras repasse às empresas o valor dos salários dos terceirizados, sob pena de bloqueio das contas bancárias da empresa

Mais lidas