Manifestação

Protesto dos trabalhadores de Suape complica o trânsito no Recife

Aline Vieira
Aline Vieira
Publicado em 19/11/2014 às 7:29
Leitura:

O protesto começou nas imediações do Ministério do Trabalho / Foto: Monitoramento CTTU

O protesto começou nas imediações do Ministério do Trabalho Foto: Monitoramento CTTU

Trabalhadores de Suape se reuniram em frente ao Ministério do Trabalho e Emprego, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, de onde sairam em passeata até o Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, área central da cidade, na manhã desta quarta-feira (19).
Centenas de manifestantes seguiram em passeata e bloquearam o trânsito nas vias.

Centenas de manifestantes seguiram em passeata e bloquearam o trânsito nas vias.Foto: Rebeca Montenegro / Cortesia

A concentração ocorreu por volta das 6h e cerca de 500 trabalhadores são esperados no local. Eles seguiram pela Avenida Agamenon Magalhães, onde bloquearam o trânsito no sentido Boa Viagem. O congestionamento foi intenso no local e complicou o tráfego também em vias auxiliares da Zona Norte, como a Avenida Rui Barbosa, Rua Amélia e Rua Quarenta e Oito. Após chegar à Praça do Derby, os manifestantes seguiram pela Avenida Conde da Boa Vista e pela Rua da Aurora até chegar ao Palácio do Campo das Princesas, por volta das 11h, após quase quatro horas de passeata.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) está acompanhando a manifestação, assim como viaturas da Polícia Militar e do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI). Enquanto seguiam pela Avenida Agamenon Magalhães, manifestantes atearam fogo em um objeto não identificado, que não bloqueou a via mas exigiu ainda mais atenção dos motoristas que passavam pelo local. Mesmo com a presença de orientadores de trânsito, a movimentação era complicada na via.  

O trânsito é intenso na via

O trânsito é intenso na viaFoto: Monitoramento CTTU

SALÁRIOS ATRASADOS - Os trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima protestam por conta do atraso nos salários que deveriam ser pagos pela Alumini Engenharia, uma empresa terceirizada que afirma que não recebeu da Petrobras o repasse do dinheiro referente ao salário dos trabalhadores. Segundo Aldo Lima, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE), cerca de seis mil trabalhadores estão com salários e benefícios como vale alimentação atrasados. No último dia 11, a justiça determinou que a Petrobras deveria repassar às empresas a verba referente aos pagamentos dos salários e demais benefícios, o que não foi cumprido até o momento.

Mais lidas