CTTU

Recife recebe novos dispositivos de fiscalização eletrônica e faixas de pedestres iluminadas

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 23/10/2014 às 14:54
Leitura:

Equipamentos semelhantes funcionam na Avenida Marquês de Olinda  / Foto: Marcus Pastich / Divulgação

Equipamentos semelhantes funcionam na Avenida Marquês de Olinda Foto: Marcus Pastich / Divulgação

A capital pernambucana recebe novos equipamentos de fiscalização eletrônicas e faixas de pedestres iluminadas nos bairros da Estância, Zona Oeste do Recife; E Graças e Monteiro, na Zona Norte, a partir desta sexta-feira (24).  Inicialmente os equipamentos irão funcionar em caráter educativo, tendo efeito punitivo a partir do dia 31.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) instalou os dispositivos nos cruzamentos das ruas Guilherme Pinto, em frente ao Instituto dos Cegos de Pernambuco, nas Graças; na Avenida Doutor José Rufino, na Estância, e na Avenida 17 de Agosto, em frente à Praça do Monteiro, sentido Centro e sentido Subúrbio. Os equipamentos irão registrar infrações como excesso de velocidade, parada sobre faixa de pedestre e avanço de semáforo.

Os cruzamentos receberão refletores de LED, que irão acender no momento em que o semáforo fechar para os veículos, proporcionando uma travessia ainda mais segura aos pedestres. 

Para o gerente de fiscalização eletrônica da CTTU, Marcos Araújo, a implantação dos dispositivos diminui o número de colisões e de vítimas no trânsito. "As pessoas respeitam mais o limite de velocidade das vias e se tornam mais cuidadosas ao cruzar os semáforos. Muitos acidentes de trânsito são ocasionados no tempo de mudança do sinal luminoso amarelo para o vermelho, pois as pessoas tendem acelerar ao invés de diminuir a velocidade. A fiscalização eletrônica evita que isso aconteça", concluiu.

FISCALIZAÇÃO - Os equipamentos de fiscalização funcionarão todos os dias, das 6h às 22h para excesso de velocidade e de 6h às 20h, para parada sobre faixa de pedestre e avanço de semáforo. 


Mais lidas