Rodoviários

Urbana-PE alega que empresas de ônibus operam no prejuízo

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 25/08/2014 às 16:15
Leitura:

Presidente da Urbana-PE afirma que empresas estão no prejuízo / Foto: Renata Dorta / NE10

Presidente da Urbana-PE afirma que empresas estão no prejuízo Foto: Renata Dorta / NE10

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), Fernando Bandeira alegou, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (25), que recorreu ao Tribunal Superiro do Trabalho (TST) para suspensão do aumento de 10% para os rodoviários da Região Metropolitana do Recife, porque as empresas estão operando no prejuízo, pois as receitas não cobrem os gastos.

O patronato afirma que o sistema de transporte de público de passageiros da RMR é custeado unicamente pela tarifa e, como último reajuste nas passagens foi em janeiro de 2012, as receitas não aumentaram proporcionalmente às despesas.

Ainda de acordo com Bandeira, a Urbana-PE vem conversando com o governo para tentar mudar o modelo de financiamento. Atualmente, segundo ele, as empresas estão usando o dinheiro para a depreciação - usado principalmente para renovação da frota - e a verba da remuneração - taxa interna de retorno ou lucro real, que seria para repasse ao empresário. 

Segundo Bandeira, entre as opções para contornar a situação atual das empresas, seria não pagar impostos ou parcelar através Refis - programa de renegociação de débitos federais. Questionado se há intenção de aumentar o valor das tarifas, o sindicato não deu um posicionamento, afirmando que irá solicitar uma solução junto ao governo. 

Bandeira diz, ainda, que as empresas Santa Cruz e São Paulo fecharam devido ao não pagamento dos impostos. Segundo o presidente, as empresas receberam a desoneração de 8,5% referente ao diesel usado pela frota, mas que a ajuda é insuficiente.

RODOVIÁRIOS- Motoristas e cobradores da da Região Metropolitana do Recife cruzaram os braços no dia 28 de julho. Após três dias, a greve chegou ao fim com a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que concedeu o aumento salarial de 10% à categoria, além do incremento no tíquete-alimentação (que passa de R$ 171,20 para R$ 300) e aumento de 6,06% de auxílio-funeral, diária de motoristas para viagens especiais e indenização por morte ou invalidez. O aumento foi revogado na tarde da última quinta-feira (21).

O reajuste salarial de 10% havia sido concedido a motoristas, cobradores e fiscais de ônibus da Região Metropolitana do Recife pelo Pleno do Tribunal Regional da 6ª Região (TRT-PE) em 30 de julho. O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Barros Levenhagen acatou o pedido liminar da Urbana-PE por entender que o reajuste concedido ficou fora dos limites do poder normativo da Justiça do Trabalho. Na tarde do último domingo (24), os rodoviários decidiram realizar uma nova paralisação de advertência, nesta segunda-feira (25), a partir das 4h.

Mais lidas