Grande Recife

Moradores sofrem com o descaso na Rua Adélia Cabus, em Candeias

Lorena Barros
Lorena Barros
Publicado em 29/07/2014 às 15:43
Leitura:

Sem asfalto, carros trafegam com dificuldade / Foto: Diego Pérez / NE10

Sem asfalto, carros trafegam com dificuldade Foto: Diego Pérez / NE10

 Os buracos nas ruas do Recife representam a maior parte das reclamações relacionadas ao trânsito. Em períodos chuvosos, a situação tende a piorar, mas isso não se resume à capital de pernambucana. No bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, as condições deploráveis de algumas das vias prejudicam condutores e pedestres.

Na Rua Adélia Cabus, a proliferação do lixo, da lama e o aumento dos buracos são alvos constantes de reclamação dos moradores. Uma variedade de fatores contribui para as condições encontradas em toda a extensão – cerca de um quilômetro e meio - na via: um trecho não tem asfalto deixando a rua desnivelada, abaixo daquelas ao seu redor, o que gera o acúmulo de água em dia de chuva, além dos caminhões carregados com materiais de construção que trafegam pela área todos os dias, reflexo de obras imobiliárias no local.

Diego Pérez / Cortesia
Rua Adélia Cabus, com lama e mato, demonstra que necessita de reparos. - Diego Pérez / Cortesia
Diego Pérez / Cortesia
Os buracos da Rua Adélia Cabus complicam a mobilidade dos moradores. - Diego Pérez / Cortesia
Lorena Barros / JC Trânsito
Nas redondezas e nas ruas que dão acesso à Adélia Cabus também presenciamos buracos e lama. - Lorena Barros / JC Trânsito
Lorena Barros / JC Trânsito
Mesmo passando por obras de nivelamento, as ruas não estão em boas condições. - Lorena Barros / JC Trânsito
Lorena Barros/JC Trânsito
Os moradores reclamam também da falta de corte e manutenção do mato ao redor, que pode virar foco de doenças. - Lorena Barros/JC Trânsito
Lorena Barros / JC Trânsito
Ruas de Candeias apresentam buracos e acumulam água. - Lorena Barros / JC Trânsito
Lorena Barros / JC Trânsito
Alguns buracos complicam a passagem de carros no local. - Lorena Barros / JC Trânsito
Lorena Barros / JC Trânsito
A situação é encontrada em diversos pontos de Candeias. - Lorena Barros / JC Trânsito
Diego Pérez / Cortesia
A noite a situação fica ainda mais complicada com a pouca iluminação e o acúmulo de água - Diego Pérez / Cortesia

Além dos transtornos gerados pelos buracos, a rua também apresenta problemas de segurança, pois não há iluminação à noite. Os moradores se queixam de descaso por parte da prefeitura, que já foi avisada sobre os problemas da região, mas não toma nenhuma providência.

Ary Teixeira, morador da Rua Adélia Cabus, contou que os buracos em frente da sua casa sempre existiram, mas a situação piorou há quase um ano. Segundo ele, algumas crateras vêm aumentando de tamanho e se aproximando cada vez mais da sua residência. Ary conta que depois de abaixo-assinados e da tentativa dos resolverem os problemas por conta própria, com a implementação de metralha e areia nos buracos da via, a prefeitura enviou um trator para realizar obras de nivelamento no local. Esse nivelamento, por sua vez, desapareceu após a primeira chuva. 

Alguns moradores se sentiram tão prejudicados com a situação que resolveram se mudar. É o caso de Miguel Breckenfeld, 25 anos, que morava no local há anos e resolveu mudar de casa há pouco mais de um mês devido às condições da via. Para ele, o prejuízo de viver em um local nessas condições foi além dos problemas de locomoção: os danos refletiram também na sua conta bancária. Devido à lama e ao lixo acumulado na via, o carro de sua família atolou diversas vezes e seus pneus já foram rasgados por pregos e resíduos cortantes. 

A equipe do JC Trânsito entrou em contato com os responsáveis pelas obras de saneamento em Candeias. Segundo Severino Torres, Gerente da Regional 6 de Jaboatão dos Guararapes, a situação da Rua Adélia Cabus e das redondezas já é de conhecimento geral e as obras de drenagem e nivelamento do local estão previstas para o próximo dia 5. Ele disse, entretanto, que não é possível avaliar quanto tempo as obras irão durar.

Em nota, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes afirmou que a via não está incluída no atual lote de obras, mas que a Secretaria de Obras visitará o local. Confira na íntegra: 

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informa que a Rua Adélia Cabuz, em Candeias, não está incluída neste atual lote de obras. Uma equipe da Secretaria de Obras visitará o local ainda esta semana para programar ações de manutenção. 


Mais lidas