Motoristas

Em Pernambuco, 17,8% dos condutores têm mais de 31 anos de carteira

Mayra
Mayra
Publicado em 01/12/2016 às 13:47
Leitura:

Marise Melo tem carteira de habilitação há 37 anos / Foto: Cortesia

Marise Melo tem carteira de habilitação há 37 anos Foto: Cortesia

Experiência. Com certeza essa é a palavra mais usada por alguém que quer passar segurança ao volante para os passageiros. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), no Estado, 375 mil pessoas possuem a Carteira Nacional de Habilitação, a popular CNH, há mais de 31 anos. Quando comparado com outras faixas etárias, esse é o terceiro perfil com mais cadastrados, ficando atrás daqueles que são habilitados há menos de cinco anos (438.600) e os que têm carteira de 5 a 10 anos (456.716).

Segundo dados de outubro deste ano, Pernambuco tem, ao todo, 2.111.627 motoristas e o grupo formado pelos condutores de mais idade representa 17,8%. Esse é o caso de Marise Melo, de 60 anos, habilitada nas categorias A e B desde 1979, há 37 anos. Ela aponta que o uso do documento hoje, é indispensável. "Antigamente não usava a CNH como um segundo documento, hoje não ando mais com o RG. Há mais de uma década que só ando com a carteira de motorista".

Para Marise, quando comparado com o passado, o trânsito atual é insustentável. "O trânsito mudou, ficou complicado. Para quem anda de moto é infinitamente mais perigoso do que antigamente, por causa do número de carros que existem na rua. É preciso mais tempo e paciência", relatou.

Motoristas do sexo feminino

Apesar de Marise ser um caso de motorista experiente, a presença de mulheres ao volante ainda é bem menor se comparada aos condutores do sexo masculino. De acordo com dados do Detran, apenas 26,9% das pessoas que dirigem no Estado são do sexo feminino, o equivalente a 567.688 motoristas. Para ela, o preconceito de gênero não é um empecilho. "Já vi gesticularem, mas isso faz parte. Não me importo, nem ligo quando fazem piada', relatou.

Envolvida em um acidente quando pilotava uma motocicleta, hoje ela dá mais importância à prudência quando está ao voltante. "No passado, quando andava de moto era mais estabanada, a cabeça era outra. Hoje em dia, ando mais devagar. Quem é cauteloso passa mais segurança, porque se você anda desesperada, já era", alertou.

Mais lidas