Mobilização contra PEC 55

Metroviários de Pernambuco decretam estado de greve

Diogo Cavalcante
Diogo Cavalcante
Publicado em 22/11/2016 às 21:13
Leitura:

Se realizado, ato será parte da mobilização contra o projeto de emenda constitucional que estabelece teto para gastos públicos / Foto:Diego Nigro/JC Imagem

Se realizado, ato será parte da mobilização contra o projeto de emenda constitucional que estabelece teto para gastos públicos Foto:Diego Nigro/JC Imagem

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) decidiu, após realização de assembleia realizada na noite desta terça-feira (22), decretar estado de greve em adesão ao movimento nacional contra a PEC 55 que ocorrerá na sexta (25). Uma nova assembleia será realizada nesta quinta-feira (24) para deflagrar - ou não - a paralisação na sexta-feira, dia 25.  

"Decretamos estado de greve para avisar à população que poderemos paralisar", afirmou Levi Arruda, diretor de comunicação do sindicato. 

Há também outros fatores envolvidos nesta possível paralisação da sexta, além da mobilização contra a PEC dos gastos. Levi explica que o Plano de Empregos e Salários (PES) da categoria não é reajustado desde 2010: "Havia um compromisso de haver revisões para corrigir distorções". O metrovário afirma também que não implantaram o plano de segurança prometido - aumentando o número de câmeras e vigilantes para coibir assaltos, por exemplo. "A gente opera no limite, perto de um colapso. Faltam funcionários, investimento, política de valorização da equipe e do patrimônio. Há um descaso da CBTU", destacou.

Paralisação Nacional

Diversas categorias vinculadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) decidiram parar suas atividades nesta sexta (25). Todas as agências bancárias de Pernambuco, bem como os policiais civis do Estado já afirmaram que vão cruzar os braços. Órgãos como o Instituto Medico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC) funcionarão de forma mais lenta. O Detran-PE também vai parar.

Mais lidas